29.9.11

Texto de Caio Fernando Abreu na Casa da Atriz


Resultado de uma oficina promovida pela Companhia Teatral Nós Outros em parceria com o coletivo, a Leitura Dramática deste mês na Casa da Atriz será o texto “Reunião de Família”, do escritor gaúcho. Nesta quinta e sexta-feiras, às 19h30, com entrada franca.

12 de setembro de 2011. Há 15 anos morria o autor de clássicos como “Morangos Mofados”, Caio Fernando Abreu. Seus contos, novelas, poemas e peças estão repletos de almas inquietas, de religiosidade quase ecumênica, críticas ferinas, deliciosamente debochadas.

O texto é na verdade uma adaptação teatral de Caio F. (como o autor gostava de ser chamado) para texto de Lya Luft. A peça estreou no Clube da Cultura, em Porto Alegre, com direção de Luciano Alabarse. Aqui, ela é resultado de dois meses de estudo com o ator, diretor e dramaturgo Hudson Andrade, que contou ainda com o apoio do ator Leoci Medeiros, na assistência de direção, do escritor Carlos Correia Santos e da cantora Cacau Novais.

“Pareceu o momento ideal para trazer Caio ao público. Sou apaixonado por sua obra e desejava há muito compartilhá-la.” Justifica Hudson, coordenador da oficina e das leituras dramáticas d´A Casa da Atriz.

Desafio - Diante da plateia, onze pessoas, homens e mulheres tornados atores e atrizes pelo estar em cena, vão trazer ao público um final de semana da vida de uma família comum. Seus personagens, uma ninhada de cachorros prontos a se devorar uns aos outros, na fala do próprio autor. Bichos de focinho sujo, procurando se refletir no espelho do outro. 

Perigosamente enclausurados. Implorando, mudos, por perdão. “Quero trazer minha família para assistir a leitura.” Confessou o cenógrafo Néder Charone. 

“Temos muito que aprender com essas pessoas.” Célia Chagas, participante da oficina, que, no princípio, pediu para não estar em cena, hoje se empolga: “É muita coragem apresentar um texto assim. Estou ansiosa.”

As atrizes Jéssyka Sampaio e Ediane Jorge, que protagonizarão uma cena especialmente criada para esta leitura, afirmam: “Não conhecíamos a obra de Caio Fernando, mas nos identificamos muito com ela e temos procurado ler tudo o que encontramos do autor”.

Estão ainda no elenco da leitura Adrilena Ribeiro, Anastácio Santos, André Lima, Davi Maia, Flávia Nascimento, Naldo Matos, Nilton Cézar e Waldredo Teixeira. Além da ambientação cênica de Néder Charone, o trabalho conta com Iluminação de Marckson de Moraes, vídeo de Brends Nunes e produção de Yeyé e Paulo Porto. “Pirandello diz que morre o criador, o instrumento, mas sua criatura, jamais. Ousamos discordar, porque a Arte dá a todos os artistas o condão da imortalidade”, conclui Hudson Andrade.

Serviço
Leitura dramática do texto “Reunião de Família”, de Caio Fernando Abreu. Dias 29 e 30 de setembro de 2011, sempre às 19h30. Direção: Hudson Andrade. Produção de Yeyé e Paulo Porto. Contatos: casadaatriz@gmail.com / 8199 1322 / 8290 3165 / 8290 3166 / 8733 2067. Na Casa da Atriz - Rua Oliveira Belo, nº 95, entre Generalíssimo e D. Romualdo de Seixas.

Nenhum comentário: