9.4.13

O humor gráfico consagrado e mundial na Amazônia

Foram divulgadas na noite desta segunda-feira, 8 de abril, as três listas dos trabalhos selecionados para concorrer às categorias Ecologia, Tema Livre e Caricatura no V Salão Internacional de Humor da Amazônia. Foram 894 trabalhos inscritos por cartunistas de 33 países, 30% a mais em relação às inscrições no ano passado. “Isto é ótimo para Salão de Humor, que completou agora apenas 5 anos”, comemora Biratan Porto.

O cartunista é o idealizador do evento, realizado pela Central de Produção, Cinema e Vídeo na Amazônia, Secult e Secretaria de Promoção Especial do Governo do Estado do Pará em co-Produção com a Tr3s Produtora – Cultura e Comunicação, Patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Tó Teixeira por meio da Sol Informática e que este ano ganhou apoio cultural aqui do blog Holofote Virtual e do Terra do Meio - Restaurante Rural. 

O tema ecológico, como sempre, é maior foco do evento, e a categoria mais concorrida. “Isso só reforça que nossa cidade, porta da Amazônia, torna-se durante o evento, a capital ecológica do planeta. É muito importante e legal ver o interesse de todos os cartunistas participantes em fazer sua crítica, falar a mesma língua através de seus cartuns. A Amazônia agradece”, comenta Bira. 

O tema Caricatura, gênero que tem crescido muito no Brasil, será uma das grandes atrações do salão de humor. “A qualidade do traço de grandes desenhistas brasileiros e de outros países vai dar todo um tempero especial à edição deste ano”, aposta. “O tema livre sempre é mais leve, descompromissado com a política e assuntos econômicos e sociais, mas sem dúvida vai agradar bastante”, complementa o cartunista. 

As inscrições foram encerradas no último dia 4 de abril, às 23h59. A comissão formada pelo próprio Biratan Porto e pelos cartunistas J. Bosco e A.Torres selecionou 160 trabalhos - 70 com o tema ecológico, 40 caricaturas e 50 cartuns livres. 

“Teremos ainda uma mostra em homenagem ao grande poeta, escritor Ruy Barata, composta por 12 caricaturas, que serão especialmente realizadas por cartunistas consagrados do Pará, Rio de Janeiro e São Paulo”, conclui Bira que assim que encerrou a seleção dos trabalhos no domingo, correu pra Casa do Gilson  para curtir o melhor Choro da cidade. "Ele foi dar uma relaxada, tivemos muitas inscrições, o salão estárá muito bom este ano", disse J.Bosco.

Os trabalhos premiados serão conhecidos no dia 26 de abril, na abertura do evento, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. No total, serão distribuídos prêmios de 1º e 2º lugar nas três categorias. A comissão julgadora deste ano será formada pelos cartunistas Orlando Pedroso (SP) e Leslie Ricciard (Uruguai), pelo chargista Jean Galvão (SP) e pelos caricaturistas Ulisses Araújo (RJ) e Cássio Loredano (RJ). 

INSCRIÇÕES PARA WORKSHOPS, 
MESAS REDONDAS E NOVIDADES


Parceria com a Aiança Francesa vai trazer o chargista
François Gabourg, da Martinica.
O salão reserva suas surpresas, como esta parceria com a Aliança Francesa que trará o chargista François Gabourg. Mas enquanto esta e outras novidades estão sendo anunciadas, anote logo aí. As inscrições para a programação desta edição estão abertas até 19 de abril. Serão realizados três workshops: “Charge Política”, com Jean Galvão; “Desenho de Humor e Caricatura”, com Ulisses Araújo, ambos oferecendo 20 vagas, e ainda “A ilustração e a Liberdade de Desenhar”, com Orlado Pedroso - 30 vagas disponíveis. 

Também haverá duas Mesas Redondas: “O Papel do Humor Gráfico na Contemporaneidade”, com François Gabourg, Cássio Loredano e Leslie Ricciardi e mediação de J.Bosco e “Desenhos de Humor e Novos Mercados”, com Sérgio Bastos, A. Torres, Waldez e Biratan. Mediador: J.Bosco, com 50 vagas em cada uma. Inscrições e certificados - Todas estas ações oferecerão certificado aos participantes.

As inscrições para esta programação pode ser feita até dia 19 de abril, através do email centralproducao2012@gmail.com com as seguintes informações: Nome completo; RG ; CPF; e-mail; telefone de contato, profissão e/ou faculdade-curso, além de uma carta de intenção escrita com até 10 linhas com a finalidade de informar os instrutores um pouco mais sobre o público interessado. 

Atenção. Os selecionados que receberem um e-mail da Central de Produção Cinema e Vídeo na Amazônia devem confirmar sua participação até dia 23 de abril, respondendo ao e-mail recebido. Os que não confirmarem suas participações até a data mencionada acima deixam, automaticamente, suas vagas disponíveis para os inscritos em lista de espera. 

Serviço
Para saber quem está no páreo da premiação no V Salão Internacional de Humor da Amazônia acesse a do evento no Facebook: https://www.facebook.com/salaointernacionaldehumordaamazonia.

Nenhum comentário: