12.4.13

"Teatro das Sombras" estreia em Castanhal

O grupo "Periféricos" está na rua novamente, desta vez, com estreia em Castanhal, logo mais, às 19h, onde apresenta "Teatro das Sombras", dentro do Encontro Paraense de Letras, no capus da UFPA no município. 

É o início de um circuito com apresentações do espetáculo "Teatro das sombras", que ainda passará pelas cidades de Almerim, Prainha, Marapanim, Colares e Monte Alegre, no Pará, e depois seguirá em turnê por sete capitais do nordeste. 

Contemplado pelo prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz em 2012, chegará também em Salvador, São Luiz, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió e Fortaleza. Ainda não vi, por pura falta de tempo, pois os convites sempre vieram. Mas hoje ao encontrar, por acaso, Mateus Moura, que faz parte do elenco, soube que em junho eles devem estar em cartaz por aqui na capital Belém.

No elenco, seis atores em cena e um ator músico. O espetáculo, que é uma criação coletiva e autoral do grupo, narra a história de Satyr, um fauno errante que vai atrás de outros seres como ele — entidades míticas presas no mundo dos mortais — para formar uma trupe de teatro. 

Um conto de fadas urbano, indicado a todas as idades, a peça rende homenagem às raízes do teatro, criado a partir do imaginário popular, celebrações religiosas e magia. O nome do espetáculo faz alusão ao termo teatro de sombras a fim de sugerir que o público atravesse o véu onde as sombras são projetadas e conheçam os encenadores. 

“Através do corpo, do jogo, de máscaras e bonecos, essas entidades descortinam um universo mágico, uma tragédia fantástica, comédia sombria, releitura urbana das mitologias, com o mistério e encanto das florestas e a densidade da realidade das ruas”, afirma o diretor do espetáculo, Rafael Couto. 

Serviço
Espetáculo “Teatro das sombras”. Estreia nesta sexta-feira (12), às 19h, no Encontro Paraense de Letras realizado na UFPA, campus Castanhal. Informações: (91) 8390-4115.

Nenhum comentário: