28.4.13

Trapézio e treinamento para a estreia de Ciao!

“Ciao!Buonanotte,Finito” vai estrear no inicio de maio em Belém. Prêmio Funarte Petrobrás Carequinha de Estimulo ao Circo de 2012, o espetáculo tem no elenco o bailarino Danilo Bracch e o ator Antonio do Rosário, que encanam a história fragmentada de um encontro entre o palhaço Black e a bailarina Fassibinder, dois personagens criados por eles, anos atrás, e que agora estarão juntos no mesmo palco. 

Na cena, o clima é mágico, com trapézios, bolas, projeções de imagens e outros elementos que vão enfatizar a ilusão e a emoção circense. 

A montagem começa no próximo dia 6 de maio, no Teatro Cuíra, onde o espetáculo ficará em cartaz entre os dias 10 e 12 e depois 17, 18 e 19 de maio. Em abril, como parte dos preparativos do espetáculo, Danilo e Antonio receberam, em Belém, o ator Rafael Trajano, que veio do Rio de Janeiro para dar um treinamento de trapézio para os dois. 

“O meu intuito foi de limpar, acrescentar e tornar mais significante a coreografia de trapézio para este espetáculo, sem descaracterizar os personagens ou fugir do tema”, diz Rafael que já havia dado um treinamento geral em trapézio para Danilo Bracchi, pelo projeto Conexão Dança, da Funarte, no Rio de Janeiro.

“Desta vez quis dar mais uma visão de fora. Então eu trouxe alguns movimentos ao tema, para que eles pudessem se tornar únicos. Ensinei a forma de execução e acompanhei o processo durante essa semana.

E o ponto mais interessante pra mim, é o fato de serem dois personagens bem construídos, que já existem previamente, cada um no seu universo, ambos existindo num ‘enquadramento’ mais atual, mas dentro do clássico universo de encontro do palhaço com a Bailarina. É um universo bem mágico, e que foge um pouco daquele ‘conto de fadas”, comenta. Rafael.

Ele, que iniciou sua trajetória artística muito cedo, aprendeu a desenhar pintar e esculpir com seu tio avô, resolveu se dedicar aos mais variados tipos de arte, até que a vida o levasse aos cursos de teatro e interpretação, quando teve o primeiro contato com o circo e a dança, e depois de anos de aprendizado, em 2005, decidiu trocar os palcos italianos pelos picadeiros, ingressando na escola nacional de circo. Viajou o Brasil trabalhando com os mais diferentes projetos sociais e grupos circenses e atualmente se dedica ao seu próprio grupo circense, a GoGo Circus, que em meio a diversas apresentações em festas e casas noturnas do Brasil, busca montar o seu primeiro espetáculo, de cunho adulto.

“Estou motivado a focar no meu grupo e na concepção e criação do novo espetáculo, também de temática adulta, além de continuar tocando na noite carioca, dando continuidade ao meu mais novo desafio, que é estar me lançando no mercado da música eletrônica”, reflete. 

Rafael Trajano passou alguns dias em Belém e diz que gostou da cidade. “Ainda não conhecia e foi uma oportunidade incrível. Belém é apaixonante mesmo.

Achei a cultura muito forte e a arte muito presente por todos os lados. As histórias, lendas e tradições, ė tudo muito rico”, finaliza. Danilo e Antonio vão brilhar em cena, tendo em torno uma super equipe técnica, com Adriana Cruz (In Bust Teatro com Bonecos), na direção, Aníbal Pacha (In Bust), no figurino e Nando Lima (Reator), na articulação do cenário. 

Black e Fassibinder, em cena de ensaio
O ator e também bailarino Ícaro Gaya está na assistência de direção e coreografia, Patrícia Gondim na luz e os irmãos Armando e Mendonça e Thalles Branche, na criação da trilha original. 

A produção é da Trama Associação de Teatro e Dança da Amazônia e da Três – Cultura Produção Comunicação, com fotografia de André Mardock.

Agora é aguardar que “Ciao!Buonanotte,Finito” estreie, trazendo a fusão das linguagens da dança contemporânea com as técnicas circenses, em uma obra metáfora das transformações que acontecerão quando a Bailarina Fassbinder se deparar com o Palhaço Black.

Serviço 
“Ciao!Buonanotte,Finito” - Prêmio Funarte Petrobrás Carequinha de Estimulo ao Circo de 2012. Estreia dia 10 de maio e fica em cartaz nos dias 11, 12, 17, 18 e 19 de maio, no Teatro Cuíra – Trav. Riachuelo, c/ 1º de março – próx. À Praça da República. Mais informações: 91 8134.7719 (imprensa) e 8327.6779 (Tainah Fagundes - produção).

Nenhum comentário: