30.4.13

Olivar Barreto autografa CD na Feira do Livro

O cantor é um fã incondicional de Ruy Parantinga Barata, que recebe inúmeras homenagens nesta XVII Feira Pan Amazônica do Livro. Em 2011, o cantor lançou, na cidade natal de Ruy, em Santarém, no dia 25 de junho, em que o poeta e compositor faria 91 anos, o álbum "Esse Ruy é Minha Rua", que reúne 13 canções, de vários compositores, sobre textos do Ruy Parantinga Barata.

As músicas foram compostas em ocasiões diversas, ora no Bar do Parque, ora na casa de um dos parceiros ou em outros recantos boêmios da cidade. O CD já estará à disposição do público (R$ 20,00) a partir da tarde desta terça-feira, 01 de maio, ocupando, claro, o estande da Secult. 

Ornamentado com fotografias e frases do poeta, é o lugar ideal para que, nesta quinta-feira, 02, dia em que inicia o seminário “Escritor homenageado: Ruy Guilherme Paranatinga Barata”, o interprete Olivar Barreto esteja presente para autografar seu disco. E quem já tiver o CD, também será oportunidade para receber uma dedicatória do artista. 

Com as arranjos de Adelbert Carneiro, Minni Paulo, Floriano, Kzan Gama/Ney Conceição e Paulo André Barata, e estão no disco as músicas “Saudade da Maria e Deus”, de Kzan Gama; “Urgente”, “O vento e a Viagem” e “Sete Fitas”, de Galdino Pena (letra do Ruy e do Jesus Paes Loureiro); “Cabral 1500”, de Saint Clair du Baixo; “Leva Esta Saudade”, “Vim” e “Anjo Torto”, de Edyr Proença; “Canção Antiga”, de De Campos Ribeiro e “Ana Ortiz Y Castellar”, “Pacará” e “Porto Caribe”, de Paulo André Barata. As fotos que estão no CD são de Bruno Pellerin, com capa de Junior Lopes e projeto Gráfico de Maria Lidia e Olivar Barreto.

“O disco traz camba, marcha-rancho, bolero, canção, fado, ijexá e essa diversidade se deve ao fato dos poemas do Ruy terem sido musicados por grandes músicos de variadas vertentes”, diz Olivar. “A obra do Ruy consagrada é em parceria com o Paulo André mas acredito que este CD mostre um ‘lado B’ do poeta, canções despretensiosas, belas, pouco ou nada conhecidas do público mas sobretudo com a marca do grande escritor que era o Ruy Barata”, conclui o artista.

Ruy (Foto: Miguel Chikaoka)
Anote logo também a programação do Seminário  Sala Marajó -02/05

“Escritor homenageado: Ruy Guilherme Paranatinga Barata” 
16h às 17h30 - Organização: Tito Barata

Palestra 
 “O Político e o Poeta - A trajetória de Ruy Barata” 
 Ruy Antônio Barata – São Paulo/SP 

Exibição de Vídeo
“O Nativo” (vídeo/1993/UFPA )
17h30 às 18h30


Sexta-feira - 03/05 
Sala Marajó
16h às 18h
Mesa Redonda
Mediação: Marcílio Costa

"Ruy Guilherme Paranatinga Barata e a literatura de uma geração" 
Marinilce Coelho

"Ruy Barata: O Nativo de Câncer"
Pedro Galvão de Lima

"A poesia engajada de Ruy Barata"
Alfredo Oliveira

"Ruy Barata, o poeta e letrista"
João de Jesus Paes Loureiro

Nenhum comentário: