14.3.17

Registro fotográfico em Belém chega a Tiradentes

Durante dois meses o fotógrafo mineiro Cyro Almeida percorreu os bairros de São Brás, Guamá, Condor, Jurunas e Cidade Velha, em Belém, marcados pela incidência de assaltos e homicídios. Intitulado “Pequena Rota do Insuspeitável”, o projeto foi contemplado com o XV Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), na categoria Documentação Fotográfica do Brasil, resultando em um fotolivro em formato tablóide de 32 páginas, que será lançado no Foto em Pauta, dia 25 de março, dentro da programação do Festival de Fotografia de Tiradentes (MG).

Da janela da van, no enquadramento da velocidade do transporte não regulamentado de Belém, o fotógrafo mineiro Cyro Almeida – que vem constantemente à cidade desde 2009 – passou a observar os bairros da periferia da cidade, rota desse tipo de veículo onde geralmente o transporte público oficial não circula.

Além de notar referências comuns de paisagem, arquitetura e modo de organização social, ele também passou a estabelecer contato com os moradores, dos feirantes e ambulantes às pessoas que ficam na frente de suas casas para bater papo com os vizinhos. Em sua jornada por estes bairros, a cada nova esquina que se preparava para fotografar, alguém tratava de alertá-lo do perigo iminente.

Tal situação, apesar de não ser o mote principal do projeto, acabou se transformando em um metadiscurso do que ele produziu, viabilizado o livro em formato de tabloide – o mesmo dos jornais populares que estampam a violência cotidiana nas ruas da cidade.

“Percebo algo que me encanta e me interessa muito. As fotografias não tratam da violência urbana, mas desafiam a pensar como a representação estereotipada, a distinção social e fantasia do medo, quando repetidas exaustivamente contra essas regiões periféricas, reforçam estigmas e a própria violência que criticam”, diz Cyro sobre a escolha dos espaços percorridos no trabalho.

A publicação contém as fotografias realizadas durante o período de dois meses de imersão na capital paraense. Nas últimas semanas na capital paraense, Cyro Almeida revisitou os mercados públicos e as feiras para distribuir o tabloide às pessoas que havia mantido contato e fotografado. “A ideia é que esse material possa circular de forma massiva. Escolhi não fazer uma exposição nesse momento, pois é um tipo de veiculação mais restrita das imagens.”, explica.

Serviço
Lançamento do livro “Pequena Rota do Insuspeitável”, de Cyro Almeida. Foto em Pauta - 7º Festival de Fotografia de Tiradentes. Dia 25/03, às 18h - Centro Cultural Yves Alves (R. Direita, 168 - Centro, Tiradentes - MG). Participação e distribuição do livro gratuitas.

(Com informações da assessoria de imprensa - Sorella Conteúdo - Dominik Giusti)

Nenhum comentário: