17.2.20

Circuito Mangueirosa está em contagem regressiva

Dona Onete será uma das atrações de abertura do circuito, nesta sexta-feira, 21, a partir das 18h, no Complexo Ver-O-Rio, onde a folia segue de 22 a 25 de fevereiro. O evento, que iniciou em dezembro de 2019, computa 12 dias de programação, com mais de 70 atrações. Nesta terça, 18, por exemplo, ainda tem ação de pré-carnaval, com a realização da Mesa Carnaval de Belém - Passado, Presente e Futuro, das 19h às 21h, no Núcleo de Conexões Na Figueredo, com entrada gratuita. A seguir, entenda como será o evento que vai até a Terça-feira Gorda!

Ainda no clima de esquenta, o Circuito Mangueirosa coloca em foco a história do carnaval de Belém. A mesa de debate integra a programação das atividades extras do Mangueirosa, que vem acontecendo toda terça-feira, desde o dia 28 de janeiro. Desta vez, a  ideia é discutir o carnaval da capital do Pará, que já viveu um tempo áureo e que vem se reiventando e buscando alternativas sustentáveis de valorização da cultura paraense. Haverá participação de Rosenildo Franco (Vice-presidente e Diretor de Carnaval do Quem São Eles), Herivelton Martins (Presidente da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial de Belém) e Rui Martins (Antropólogo, historiador e pesquisador de carnaval).

Depois chega de esquentar. É carnaval, valendo! Tudo começa já nesta sexta-feira, 21, quando será realizada a abertura da 2a edição do Circuito Mangueirosa, a partir das 19h, com shows de Dona Onete, Ita Lemi Sinavuru e DJ Jack Sainha. Em seguida, o negócio esquenta de vez com o cortejo dos blocos. No sábado, 22, tem Lambateria, que traz a cor verde, lembrando as águas do Caribe, inspiração para os ritmos latinos que o bloco vai entoar com Félix Robatto e convidados. 

No domingo, 23, é a vez do bloco Manada, cuja cor é lilás, com o grupo Mastodonte e outras atrações. Na segunda-feira, 24, tem volto Lucha Libre, cor laranja,  e na terça-feira, 25, fechando tudo, tem Filhos de Glande, cor vermelha, com muitas atrações, inclusive a Gretchen. Todos os blocos trazem repertório a música paraense, além de clássicos do carnaval.

Fica ligado que a concentração, com shows no Ver-o-Rio  (o Pitiú), inicia às 14h. Tem atração até  que rola a saída dos blocos em cortejo (a Revoada), seguindo até a Casa Mangueirosa (Av. Marechal Hermes em direção a Casa Mangueirosa, antigo Porto Music), onde a festa (o Banzeiro) continua, a partir das 21h, com atrações convidadas e cobrança de ingressos a preços populares (a partir de R$ 15 - antecipado). E para deixar a revoada ainda mais linda, o coletivo de Drags Themônias  fará sua apresentação na comissão de frente dos blocos na rua em todos os dias de folia.

Projeto ganha apoio e novos patrocínios em 2020

Idealizado por seis produtoras paraenses, a ideia do projeto é estimular o turismo e movimentar a economia na capital neste período. Assim, é possível recuperar tradições culturais e resgatar o Carnaval de Belém para colocá-lo como uma atração turística-cultural da agenda da cidade. A primeira edição, em 2019, com pouco tempo de produção, foi um sucesso e recebeu mais de 40 mil brincantes. 

A proposta original de realizar um carnaval que valoriza a música e a cultura paraense, também foi um fator positivo para que, este ano, o programa de patrocínios Natura Musical se tornasse patrocinador do evento. O edital já ofereceu recursos para 64 projetos no Pará em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, por meio da Lei Semear.

 “O Natura Musical sempre acreditou na força da música para mobilizar as pessoas. Para refletir esse propósito e dar espaço à diferentes vozes, a plataforma apoia artistas, bandas e projetos capazes de amplificar debates como a diversidade, sustentabilidade e geração de renda”, diz Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura. “Além de entreter, os projetos usam a arte como um meio de questionamento e transformação. É o caso do projeto do Circuito Mangueirosa, com a trabalho de resgate no Carnaval de Belém”, complementa.

O Circuito Mangueirosa também defende o respeito, a diversidade e igualdade de gênero. O evento fez parceria com movimentos que fortalecem o combate ao assédio e a homofobia, além de conscientização ambiental e uso de preservativo. As equipes de segurança e staff foram treinadas para saber como lidar e identificar casos de assédio. A campanha Não é Não também está presente durante o circuito fortalecendo o movimento das mulheres! 

O local escolhido para a realização do evento foi o Complexo Turístico Ver-o-Rio, que oferece um espaço de cinco mil metros quadrados além de área de contemplação da Baía do Guajará.  O Circuito oferecerá equipe de segurança, banheiros químicos, lixeiras, limpeza do espaço e distribuição de preservativos. Os quiosques existentes no Complexo Turístico estão cadastrados e participarão da programação, reforçando a infraestrutura na praça de alimentação. O acesso ao Complexo Ver-o-Rio deve ser feito, preferencialmente, pela Rua Marechal Hermes, ao final da Doca.

Além de resgatar o Carnaval em Belém, o projeto vai entregar o espaço limpo, em parceria com associações de catadores de lixo que farão a coleta seletiva no espaço, gerando renda para esses trabalhadores. Serão dispostos banheiros químicos e lixeiras, tanto no Ver-o-Rio quanto no caminho do cortejo.

Serviço
Amesa sobre o carnaval será realizada nesta terça-feira, 18, a partir das 18h, no Núcleo Na Figueredo. Entrada gratuita. O Circuito Mangueirosa de Carnaval abre nesta sexta-feira, 21, às 18h, com shows no Complexo Ver-o-Rio. De 22 a 25 de fevereiro, a folia inicia às 14h. A entrada é gratuita. As festas pós-cortejo serão realizadas na Casa Mangueirosa (antigo Porto Music) a partir das 20 horas com ingressos promocionais a R$ 15 (venda antecipada). Produção: Bando Mastodontes, Filhos de Glande, Lambada Produções, Mea Chuta, Melé Produções e Se Rasgum Produções. Realização: Circuito Mangueirosa. Mais informações: www.mangueirosa.com.br

Nenhum comentário: