24.2.20

Circuito Mangueirosa tem mais dois dias de folia

Nesta segunda-feira (24) Gorda de carnaval, o Circuito Mangueirosa conta com a programação do Lucha Libre, que inicia o seu Pitiú com shows do grupo Lauvaite Penoso e Layse, seguido da Orquestra Aerofônica e Raidol, além do DJ Phil Sucks. Tudo a partir das 16h30, no palco montado no Complexo Ver-o-Rio, em Belém. No cortejo tem Iara Mê e bateria da Bole Bole. O bloco sai às 20h em direção à Casa Mangueirosa, onde tem Banzeiro, a partir das 21h.

O Circuito Mangueirosa tem garantido muita descontração e alegria ao público que tem lotado o Ver-o-Rio, que já recebeu entre sexta-feira, (21) e domingo (23), mais de 30 mil pessoas. Já se apresentaram, entre outros artistas, Dona Onete, na abertura de sexta-feira, e abrindo o circuito carnavalesco, Félix Robatto, no sábado, e grupo Mastodonte, no domingo, levando junto os blocos Lambateria e Manada respectivamente. E ainda tem mais hoje, indo até terça-feira Gorda com muitas atrações. 

A ideia de realizar um carnaval com personalidade própria agradou o público. “Na soma dos cinco dias, a gente estima receber até 60 mil pessoas, circulando por aqui. O público já tem correspondido e esperamos que continue vindo até terça-feira”, diz Gustavo Moreira, da produção do Mangueirosa. A maioria é jovem e chega fantasiada, mas a folia também leva para o local também crianças e idosos, que circulam, desde as duas da tarde, quando abrem os portões, pela orla da baía do Guajará, onde está situado o complexo turístico.  Por volta das 17h o Ver-o-Rio fica completamente lotado, até a saída do bloco, que conta com um trio elétrico.

E para começar a segunda-feira, o Pitiú do Lucha Libre traz ao palco do Mangueirosa, show do Lauvaite Penoso, que vai apresentar o show “Bloco Sarará Elétrico 2020 – Carnaval da Terra Plana” e músicas de seus mais novo projeto, o EP Capital Baixada, com seis músicas autorais a ser lançado no inicio do segundo semestre. A banda se inspira no contexto social e cultural da cidade de Belém, trazendo a musicalidade que vem do carimbó, techno brega, hip hop, rock e baião e aliada às experiências musicais de cada integrante, também com vivências nas quebradas da capital paraense.  

O show do Lauvaite conta ainda com a participação de Layse Rodrigues, cantora paraense, multi-instrumentista e dj. A artista ganhou projeção na cena musical paraense como vocalista e baterista da banda Farofa Tropikal - que toca brega, merengue, lambada, entre outros ritmos latinos. Além da Farofa, Layse também atua em projetos como o Clube da Guitarrada. No Circuito Mangueirosa, Layse traz um show especial para o Carnaval onde também mostra músicas do seu trabalho solo passando pelos vocais, bateria, percussão e muito mais.

Depois é a vez da Orquestra Aerofônica entrar em cena com sua “festa eletro metaleira”, trazendo fusão de música eletrônica e ritmos paraenses resultando em uma world music com linguagem bem popular e sem preferência por nenhum estilo. A ideia nasceu em março de 2018 com iniciativa de André Alcântara (percussão) e do DJ Pro Efx (bases e samplers), que agregaram 5 metais: Jr Andrade e Luís Tapajós no sax tenor, Yan Aragão na tuba, Edivaldo Xaréu no trompete e William Moura no trombone.  

Junto com a Aerofônica, estará Raidol, que faz participação especial com sensibilidade e suingue, misturou um pouco de Caetano, Liniker e Macalé aos ritmos locais. O artista já lançou dois EPs, o primeiro em 2018, foi lançado pela Budokaos Records, contendo quatro músicas autorais que refletem muito das suas referências, histórias e afetos. 

O artista lançou seu segundo EP, “Força das Águas”, em setembro de 2019 e seu single em parceria com Yuri Reiner, em dezembro do mesmo ano, entrando com duas músicas (É Carnaval e Pra te ver passar) na playlist viral Belém, feita pelo Spotify. O Pitiú conta ainda com o Dj Phill Sucks, que fecha a programação no Ver-o-Rio, antes da partida do bloco Lucha Libre em direção à Casa Mangueirosa.

Ô abre alas que o Lucha Libre vai Passar

A revoada do bloco Lucha Libre está imperdível com  a presença da bateria do Bole Bole, que desde 2012, coleciona inúmeras apresentações e participações nos mais variados tipos de eventos, e vai levar o jeito guamaense de fazer carnaval ao Mangueirosa, pela segunda vez.

Este ano, vai acompanhar nada menos que Iara Mê, uma das interpretes mais atuantes na cidade quando o ritmo é rock`n`roll. Mas isso toca no carnaval? Toca sim, só que Iara fez questão de dar um toque bem carnavalesco a canções de Cazuza, Rita Lee e Cássia Eller, mas o repertório dela também traz Clara Nunes, Ney Matogrosso, Maria Rita, Jorge Benjor e Sandra de Sá, entre outros. Promete muito!

Iara Mê está à frente da banda Zazueira, criada no final dos anos 1990 e que hoje conta com Franklin Furtado (bateria eletrônica e percussão), Gustavo Correa (violão e guitarra) e Fábio Acolumbre (cavaco). Na revoada do Mangueirosa, ela ainda vai apresentar ao público, Elô de Castro, cantora e compositora paraense nascida em Bragança, onde iniciou carreira aos 22 anos depois de abadonar a faculdade de biologia para se dedicar à música. Ela já fez parte de um grupo de Carimbó, e teve uma banda só de mulheres. Agora pretende lançar seu primeiro EP e vai mostrar tudo no circuito até a Casa Mangueirosa.

Metalerias da Amazônia é atração do Banzeiro

Lá vem samba de cacete, lambada, cambia, carimbó, surf música. O Metaleiras é um xodó do público paraense. Traz em sua formação Pantoja do Pará, o sax de ouro da Amazônia e Pipira do Trombone, além de Manezinho do Sax, também integrante inicial, parece não estar mais participando do projeto. 

MG Calibre é produtor e faz o baixo para os músicos que preparam o álbum METAZONIA, com patrocínio da NATURA Musical, que será lançado agora em 2020. No Banzeiro vai ter Metaleiras da Amazônia e Karina Brito, além do DJ Damasound, Bernardo Pinheiro, encerrando com Lux  Vs Mauvii. 

O Lucha Libre é o terceiro bloco a animar o Complexo Ver-o-Rio, pelo Circuito Mangueirosa, neste carnaval de Belém. Criado pela Melé Produções, coletivo que surge em 2015, no Rio de Janeiro, e que, a partir de 2018, vislumbrando expandir sua rede e vivenciar novos caminhos, aportar em Belém do Pará. E por aqui já realizaram uma porção de coisas bacanas como por exemplo, o documentário “Cirío – Outras Perspectivas”, produzido em 2018. Ano passado, iniciou o ano realizando o Circuito Mangueirosa, em parceria com outras 5 produtoras culturais da cidade. 

Último dia tem Gretchen no Filhos de Glande

O Mangueirosa encerra na terça-feira (25), com programação do Filhos de Glande, o mais antigo entre os quatro blocos que fazem parte do circuito, chegando ao seu 15ª ano, com homenagens, este ano, a Elza Soares. Logo no início da tarde, o bloco oferece ao público do Pitiú, shows da Guitarradas da Manas, com Thais Badu e Antônio de Oliveira, além da Orquestra Carnafônica dos Filhos de Glande com Joelma Kláudia, Mariza Black, Sammliz e Nega Rô. 

Além das atrações paraenses, o Circuito recebe, no Pitiú, a cantora Gretchen, que faz um show junto com o músico Esdras de Souza. O bloco sairá às 20h, com a bateria da Bole Belo, com. A cantora Juliana Sinimbú e Um Sebastião. Já na Casa Mangueirosa , a partir das 21h, tem DJ Azul, DJ Roberto Figueredo e shows com Keila convida, Bruna BG, Bruno BO e Maderito. A noite encerra com o DJ Will Love.

A programação do Ver-o-Rio – Pitiú e Revoada – são gratuitas. Para os shows do banzeiro, na Casa Mangueirosa, o ingresso, que pode ser comprado nos caixas no próprio complexo turístico ou na portaria da casa, custa R$ 20,00 até meio noite e depois R$ 25,00. Patrocinio: Natura Musical / Lei Semear. Produção: Bando Mastodontes, Filhos de Glande, Lambada Produções, Mea Chuta, Melé Produções e Se Rasgum Produções. Realização: Circuito Mangueirosa. 

Mais informações: www.mangueirosa.com.br

Nenhum comentário: