5.2.20

Dois super bailes de carnaval na Casa Mangueirosa

Elza Soares
Foto: Patrícia Lino
Na sexta, 7, o Baile Manada tem show do bando Mastodonte e convidados. No sábado, 8, com homenagem a Elza Soares, o Megabaile da Glande traz o grupo pernambucano Academia da Berlinda, Joelma Kláudia e outras atrações. Tudo a partir as 21h, na Casa Mangueirosa, onde funcionou há muitos anos o Afrikan Bar e, mais recentemente, o Porto Music, próximo à Praça Waldemar Henrique! A programação faz parte do esquenta para o Circuito Mangueirosa, que rola de 21 a 25 de fevereiro, no Ver-o-Rio.

O show do Bando Mastodontes, sexta-feira, 7, conta com participação da banda Nação Ogam e do cantor Eloi Iglesias. A folia também conta com a parceria da bateria da escola de samba Bole Bole, que antecipa o clima do Bloco Manada, que é parte da programação do Circuito Mangueirosa.

Eloi Iglesias, cantor e performer viverá nessa festa um momento especial junto com o Mastodontes. É que o evento também marca o lançamento de um single inédito com a versão do grupo para “Pecados de Adão”, clássico da música popular paraense eternizado na voz de Eloi.

“Somos muito fãs do Eloi. Musicalmente, essa versão traz um arranjo diferente, bem chiclete, pra ficar na cabeça mesmo. Todo paraense tem memória com ‘Pecados de Adão’ - pode ser uma vez que dançou em um baile, a recordação de parentes curtindo em uma confraternização ou mesmo uma das inúmeras vezes que tocou na rádio. Resolvemos eternizar nosso respeito e admiração por esse artista que é de extrema importância pra cena da cidade. Eloi tem uma fala de muita representatividade e que precisa ser ouvida. Esperamos que ele goste”, comenta Adhara Belo, uma das vocalistas.

Grupo Mastodonte
Foto: Gilberto Guimarães Filho
O grito de Carnaval do Manada é um ato do Bando Mastodontes que transcende a música e se apresenta em forma de ação cultural. “O Bando tem no sangue a necessidade de fortalecer programações acessíveis em Belém e o Manada é nossa grande realização nesse aspecto, seja em formato de baile ou o principal, que é o Bloco mesmo”, resume.

Além do lançamento desse Single, o Mastodonte tem mais novidades para 2020. Vai lançar o primeiro disco completo, com patrocínio da Natura Musical, marcando uma nova fase na carreira do grupo. “Tem música pra botar no colo, música pra curtir as viagens da cabeça e do corpo, música sobre nossos anseios, pra enaltecer nossos ancestrais, lembrar da nossa jornada, de onde viemos... quem nos acompanha sabe que somos mais do que música pra dançar e a ideia é fazer um disco pra celebrar o núcleo criativo do Bando Mastodontes”, finaliza Adhara.

Serviço
Baile Manada - Bando Mastodontes + Nação Ogam + Eloi Iglesias. Ingressos antecipados R$ 10,00, disponíveis na plataforma Ingresse.com. A partir das 21h, na Casa Mangueirosa (Antigo Ponto Music, Tv. Praça W Henrique, 2-42 - Reduto – antigo Porto Music).

Baile à fantasia com Academia da Berlinda e outras atrações 

Academia da Berlinda
Foto: Divulgação
Depois do Manada, a festa da vez, no sábado, 8, é o Megabaile da Glande, que traz banda pernambucana Academia da Berlinda, que traz à mistura do bloco a experiência de 15 anos de carreira, tempo em que perpetuaram no cancioneiro nacional sucessos como “Dorival”, “Cumbia da Praia” e “Só de Tú”.

A festa a fantasia já faz parte da agenda do bloco, e este ano contará ainda com um show especial: a Orquestra Carnafônica Filhos de Glande se junta a Joelma Klaudia, Gláfira e Nega Rô, para cantar um repertório de Elza Soares, grande homenageada do bloco em 2020. A noite ainda conta com performances das drags do coletivo Noite Suja, e discotecagens dos DJs Damasound e Bernardo Pinheiro.

O evento é aguardado pelos brincantes que já conhecem o bloco, e desta vez os fãs do Academia da Berlinda também entram nesse time, já que o baile a fantasia também marca a primeira vez do grupo na cidade. “Eles bebem na fonte de ritmos como merengue, guaracha, cumbia e fazem esse mix sonoro com maracatu, coco, ciranda e carimbó que são expressões da música do nordeste e do norte. A música deles representa o pensamento do bloco: uma grande mistura, alegria e inclusão”, explica Jean Louis Franco, um dos diretores do Filhos de Glande.

Joelma Klaudia
Foto: Jaime Souzza
O show em tributo à Elza Soares também deve marcar um momento emocionante na festa, isto porque “Deusa é Elza” é o tema que vai nortear o bloco do carnaval belenense em 2020. Com a tradição de homenagear ícones brasileiros a cada ano, o Filhos de Glande já levou as obras de Dona Onete, Caetano Veloso e Gilberto Gil para a avenida.

No Megabaile, quem dá o tom da homenagem é a cantora paraense Joelma Klaudia, apresentando um show em tributo à Elza Soares junto a Orquestra Carnafônica Filhos de Glande. No palco ela ainda recebe as cantoras Gláfira e Nega Rô como convidadas.

“Esta será a terceira edição do nosso tributo à Elza Soares e acredito que será a mais poderosa, porque iremos estrear o show na maior festa brasileira, que é o nosso carnaval”, diz Joelma sobre os preparativos da apresentação.

A criatividade dos brincantes do Filhos de Glande também ganha espaço no evento: o Megabaile anual do bloco também é marcado por seu concurso de fantasias. Um time de jurados vai escolher os looks mais engenhosos, que voltam para casa com prêmios em dinheiro.

Serviço
Megabaile da Glande com Academia da Berlinda. Neste sábado, 8, às 21h, na Casa Mangueirosa (Antigo Porto Music / Tv. Praça Waldemar Henrique, 2 - Reduto). Ingressos a partir de R$ 40, disponíveis na plataforma Ingresse.com e pontos de venda física: Ná Figueredo, Paulo Tattoo Studio, e Amazon Deli Coffee.

CIRCUITO MANGUEIROSA
O Circuito Mangueirosa tem patrocínio: Natura Musical, Semear, Fundação Cultural do Pará e Governo do Pará. Cerveja Oficial: Draft Sub Zero. Produção: Bando Mastodontes, Filhos de Glande, Lambada Produções, Mea Chuta, Melé Produções e Se Rasgum Produções. Realização: Circuito Mangueirosa.  Mais em: Instagram: @circuitomangueirosa / Facebook: @cmangueirosa.

Nenhum comentário: