26.2.20

Três dias para comemorar 33 anos do Schivasappa

Cláudio Barradas e Zê Charone
Foto: Divulgação
O Teatro Margarida Schivasappa está completando 33 anos hoje (26), mas para celebrar este aniversário, o Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, montou uma programação especial reunindo arte cênica, música e workshop, de  27 a 29 de fevereiro, com entrada gratuita. Entre as atrações, o espetáculo "Abraço", com Cláudio Barradas.

O Margarida Schivasappa é um espaço valioso no cenário cultural da cidade. Abrindo com atividades culturais diversas, atualmente é também um dos teatros que recebe espetáculos selecionados pelo edital de ocupação Pauta Livre. Neste aniversário, de quinta a sábado, traz ao público atividades de formação e espetáculos de música e teatro. Haverá um curso de montagem cênica, com aulas nos dias 27 e 29, das 09h às 18h, com inscrições gratuitas no local. 

Já a grade noturna abre com teatro, no dia 27, às 18h, teremos o ator e diretor de teatro Claudio Barradas, num bate papo com a plateia, com mediação de Valéria Andrade e Denis Bezerra. Em seguida, ele entra em cena ao lado de Zê Charone, com o espetáculo “Abraço”, com texto de Edyr Proença, do Grupo Cuíra. Haverá apresentações na quinta (27), às 20h, e na sexta (28), às 19h30. 

A escolha do espetáculo é também uma celebração aos 90 anos de Barradas, uma das referências mais importantes do teatro paraense. A peça estreou em 2009. Nela, ele interpreta um homem alcoólatra que foi abandonado pela mulher após falir nos negócios, enquanto a única filha saiu de casa para se casar. Mas acaba conhecendo uma mulher (Zê Charone) que começa a instigá-lo a fazer uma retrospectiva da própria vida. 

No sábado (29), a celebração, a partir das 20h, conta com dança e música, num grande show reunindo nomes como Ana Paula Castro, Allan Carvalho, Cacau Novais, Carol Magno, Daiane Gasparetto, Dionelpho Junior, Helena Ressoa, Jimmy Goes, Lindemberg Monteiro, MG Calibre, Mauricio Panzera, Marcos Puff, Mayrla Andrade, Mika Nascimento, Pawer Martins, Renato Torres, Ronaldo Silva e Sonia Nascimento, além do grupo Auto da Lua Crescente. 

Teatro é um dos palcos mais importantes de Belém

Marujada no Palco do teatro
Foto: Divulgação
O nome é uma homenagem à Margarida Schivasappa, diretora de teatro, carnavalesca e professora de canto e coral, de acordo com a biografia “Margarida Schivasappa – a primeira dama do teatro paraense” (2015), escrita por Antônio Pantoja.

Além de oferecer programações de música, dança, teatro e da cultura popular, em 1998, ele também já foi uma das salas que recebeu o I Festival Internacional de Cinema da Amazônia. Funcionou muito bem, lotou a casa. Quem lembra? Também foi lá que rolou pela primeira vez um espetáculo do Arte Pela Vida, comitê de artistas e jornalistas em prol das pessoas que vivem com AIDS, na ativa, até hoje. Já tivemos festivais de teatro local e brasileiro.

O Margarida já foi palco do Festival Se Rasgum em algumas edições. Lá eu vi também shows inesquecíveis de Vitor Ramil, Dulce Quental, Arrigo Barnabé e Jorge Manter. Também vi espetáculos produzidos em Belém, como "A Vida é sonho",  texto do dramaturgo e poeta espanhol Calderon de La Barca, encenado em 1997 pelo  Usina de Teatro.

Atrações do Festival Se Rasgum 
Foto montagem do blog do teatro
Tais lembranças estão na minha memória afetiva assim como tantas outras coisas, na vida de outras pessoas, e não são motivos de saudosismo, mas sim reconhecimento da importância desse espaço em Belém, que desejamos tenha vida longa, com programação sempre acessível ou aberta a população.

Localizado no andar térreo da sede da Fundação, o Margarida Schivasappa possui palco de estilo italiano e piso fixo em ipê, com quase 17m de boca de cena, o que o torna um espaço atrativo para trupes, grupos teatrais e artistas em geral. Tem 505 assentos – sendo 481 lugares na plateia, 20 lugares nos camarotes (cativos),  área destinada a cadeirantes e 4 poltronas PNE.

PROGRAMAÇÃO
Aniversário 33 anos do Teatro Margarida Schivasappa
De 27 a 29/02
Entrada franca

Dias 27 e 29/02  
09h- Workshop de Montagem Cênica

Dia 27/02  
18h-  Bate papo com Claudio Barradas - mediação de Valéria Andrade e Denis Bezerra
20h- Espetáculo ABRAÇO - Grupo Cuíra de Teatro

Dia 28/02
19h30- Espetáculo ABRAÇO - Grupo Cuíra de Teatro

Dia 29/02
20h- Show comemorativo com grandes nomes paraenses

Serviço
Teatro Margarida Schivasappa - Centur - Av. Gentil Bitencourt, 650 - Batista Campos, Belém - PA, 66035-340. Mais informações: (91) 3202-4315.

Nenhum comentário: