18.2.20

Cortejo Carimbúfalo anima carnaval de Salvaterra

Para quem estiver planejando dar um pulo no Marajó, neste carnaval, fica a dica. Neste sábado, 22,  a concentração do Carimbúfalo será no Bar Point do Samba, às 15h, com saída pelas ruas de Salvaterra. A festa tem participação de Mestre Damasceno, Estrela do Norte, DJ Emerson e Cleyto e CIA. Os abadás podem ser adquiridos no local, a R$ 20,00. E haverá também sorteio de brindes.

O CarimBúfalo, criação do Mestre Damasceno, é uma das principais atrações do Festival Marajoara de Cultura Amazônica, realizado sempre no segundo final de semana do mês de julho pelo Coletivo Pulsar Marajoara, mas este ano, premiado no edital Preamar da SECULT, vai ter a primeira edição realizada em pleno carnaval, durante a festa intitulada Búfalo Folia.

A programação inicia na orla da Praia Grande, Salvaterra, e encerra na Praça das Comunicações. Durante o cortejo cultural o Mestre Damasceno entoa seu canto com toadas, carimbós e outros ritmos de nossa música regional. O Carimbúfalo também conta com a presença de outros grupos culturais, dentre eles destacam-se o Grupo de Tradições Marajoara Cruzeirinho (Soure), Tambores do Pacoval (Soure), Grupo Quilombola Mestre Zampa (Bairro Alto), Nativos Marajoara (Salvaterra) o Boi Marronzinho (Terra-firme - Belém).

O evento também se articula com a defesa e promoção do carimbó como Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro, resguardando os saberes ancestrais dos seus Mestres. São realizadas oficinas preparatórias que envolvem a juventude quilombola e alguns professores de escolas públicas, durante as oficinas são confeccionados instrumentos de percussão e adereços para incrementar o visual do grande cortejo. O projeto é instrumento que se soma a inúmeros outros na disputa pelos sentidos da vida, pela compreensão e valorização da existência humana, resgatando, fortalecendo e divulgando a cultura popular.

O cortejo cultural iniciou sua trajetória em 2017, passando a integrar a programação oficial do FEMCA e tornando-se um dos momentos mais aguardados da festa. Neste carnaval, não será diferente. Durante o cortejo a população toma as ruas da cidade com um grande arrastão cultural agregando grupos de carimbó e de Búfalos-Bumbá, versão local do Boi-Bumbá, dando feição marajoara e diferenciando de outras regiões do Brasil. 

Mestre Damasceno é mestre da cultura popular com amplo reconhecimento social, que já foi premiado pelo Ministério da Cultura (2009 e 2017), pela Fundação Cultural do Pará, por meio do prêmio SEIVA (2015) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 2017.

(Holofote Virtual com informações do Professor Me. Augusto Nunes)

Nenhum comentário: