28.2.20

"Guitarrada Encantada" para chegar até Chiapas

Saulo Caraveo é um dos artistas paraenses que teve trabalho aprovado para participar do ICTM – LATCAR 2020, um importante encontro de artes da América Latina, que este ano será realizado de 9 a 13 de março, no México. Para obter recursos que complementem o valor da viagem e estadia em Chiapas, ele apresenta neste sábado, 29, o show Guitarrada Encantada, no Bar Municipal.

O repertório traz composições autorais mas também algumas guitarradas de Mestre Vieira e Aldo Sena. “Eu tenho um imenso respeito pelos mestres guitarreiros, por Mestre Vieira, em especial. Eu o considero um fenômeno cultural, musical e humano raro”, diz Saulo Caraveo.

No palco, ele estaria acompanhado por Max David (guitarra); Naoto Shibata (contrabaixo); Lucas Míglio (bateria) e Bruno Benitez (percussão), com participação especial de Amanda Alencar (violoncelo). A abertura do evento fica por conta de Edu Souza, amigo do guitarrista solo.

“O ICTM – LATCAR é um evento muito importante para as artes na América Latina. É minha segunda participação no evento. Tive a oportunidade de apresentar um artigo que trata das guitarradas e conversão semiótica no ICTM, em Salto no Uruguai no ano de 2018. Agora aprovei um workshop e uma apresentação artística, ambos sobre as guitarradas, continua o músico graduado pela UEPA, Mestre em Artes pela Universidade Federal do Pará, onde segue com sua pesquisa em um Doutorado.

“Fico feliz em poder apresentar resultados de minha pesquisa em outros estados e países, por representar a instituição na qual desenvolvo meu trabalho, a UFPA e o Laboratório de Etnomusicologia do qual faço parte junto com minha incrível orientadora Sonia Chada e outros queridos professores e colegas de pesquisa”, diz. “O show tem o objetivo de ajudar nas despesas referentes ao evento, passagens, estadias... Não foi apenas eu que aprovei trabalhos neste evento, Max David, que toca comigo e Iva Rothes também irão”, complementa.

O Guitarrada Encantada resulta da dissertação de Mestrado de Saulo, intitulada “A nascente de um rio e outros cursos – a guitarrada de Mestre Vieira”, na qual ele fez coletas e audições de obras do criador da guitarrada. “Praticamente toda sua discografia”, conta ele, que pretende ir mais além e transformar o projeto também em CD.

“Tenho um projeto aprovado pela Lei Semear, porém, ainda não consegui patrocinador. Mas independente disso, sim, a intenção é realmente gravar. Aproveitei o feriado de carnaval para gravar um ensaio em estúdio e o resultado foi excelente”, comemora.

Além de Musicólogo e Mestre em Artes, Saulo Caraveo também se graduou em Guitarra Fusion no Instituto de Guitarra e Tecnologia (IG&T) de São Paulo, entre 2001 e 2004. Com seu trabalho autoral, chegou a participar de duas edições do programa Timbres – TV Cultura, em 2010, quando o programa ainda estava no ar.

“Na primeira, expus um repertório fusion – música paraense, jazz, rock –, resultado de minhas pesquisas quando ainda morava em São Paulo. A música Ver-O-Quete é um exemplo das misturas que já fazia desde 2001. Na minha antiga banda, a Soledad, a gente já misturava riffs de guitarra e batida de tambores, já fazia verões de músicas de compositores regionais, desde 1997. Como as condições financeiras não eram favoráveis, não tenho nada gravado em estúdio, infelizmente”, lembra  o músico.

Serviço
Show Guitarrada Encantada, neste sábado, 29, com programação a partir das 20h30, no Bar Municipal - R. Municipalidade, 1643 – Umarizal. Venda de mesas (4 pessoas): R$ 80,00. Reserva: (91) 993306743 - 981776414. Mais informações: (91) 3352-3726.

Nenhum comentário: