9.10.21

A Promessa de Iracema em realidade aumentada

"A Promessa de Iracema" traz imagens em realidade virtual, com ângulos inéditos, para uma verdadeira imersão na história de Iracema, em meio as emoções do Círio de Nazaré. É incrível.

Apertem os cintos. É mais ou menos isso. A gente mergulha no nosso ambiente ribeirinho, cultural, paraense até imergir na grande procissão do Círio de Nazaré. Para  experimentar a realidade aumentada você precisa de óculos especiais, pois o filme foi rodado por meio da tecnologia de realidade virtual, na qual imagem e som são captados em 360o, de modo que o espectador se sente dentro da história. O som é pós-produzido para que o espectador, quando colocar um fone de ouvido, sinta o movimento dos espaços e, por meio de óculos específicos, sinta que está dentro do filme. 

A experiência imersiva é resultado de uma coprodução entre a Casabarco Filmes e a Leão do Norte Produções,dirigido por Larissa Ribeiro e produzido por Rodrigo Antônio, paraenses formados pela Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba. E Larissa traz a história de Iracema, uma jovem mãe da comunidade de Piriquitaquara, na ilha do Combu, que ao ver a filha entre a vida e a morte, por conta da picada de um escorpião, pede a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, e no domingo do Círio embarca em uma jornada para cumprir sua promessa.

"Eu queria muito poder contar uma história por meio dessa linguagem. Então temos uma narrativa, a história de Iracema que a gente acompanha, mas em 360 gruas, com uma câmera que já capta o ambiente por completo e grava o som com microfones especiais", continua.

Na pós- produção a equipe segue construindo e ampliando a capacidade de imersão tanto de imagem, com ajuste de cor, quanto de som. "Buscamos colocar as pessoas mais dentro do filme. A sensação de estar ali, você pode escolher pra que lado olhar, o que quer ver...  Tem um ângulo que fizemos na experiência, e deu certo, crianças gostam, alguém sobre no açaizeiro é muito legal ver em 360. Temos uns ângulos inéditos"” continua a documentarista.

O filme já passou nos principais circuitos de festivais do mundo todo: Buenos Aires International Film Festival; Festival Internacional de narrativas de não-ficção; ganhou o prêmio de melhor filme de curta-metragem no The Fine Arts Film Festival na Califórnia; foi exibido no 4º Ecrã Festival de Experimentações Audiovisuais, no Rio de Janeiro.

"A estreia oficial em 2021 é essa e estamos muito felizes e emocionados, porque foram dois anos para fazer chegar esse filme ao público, e mais falando do Círio, com toda a nossa relação afetiva", continuou a diretora."Depois desses dois dias de distribuição gratuita do cardboard pela cidade, durante este Círio, a intenção é que ele fique acessível durante toda a quadra Nazarena , em pontos de distribuição", diz Larissa Ribeiro. 

Para ela, assim como para todo o paraense, o Círio é um momento muito especial. Como realizadora, ele sempre foi uma inspiração na busca de histórias. Mas sempre me perguntei em como levar a experiência do Círio, o sentimento, suas histórias próprias, esse pulsar de sensações que ele é capaz de trazer, mesmo para quem nunca participou e também pra gente que cresceu com o mês de Outubro sendo um momento marcante", reflete a diretora.

A Promessa de Iracema 

https://youtu.be/L-HyljsKPQE

https://youtu.be/KE0wgkCjdLw

Nenhum comentário: