12.10.21

Festival Amazônia Mapping lança edital nacional

As inscrições são online e vão de 15 de outubro a 15 de novembro. Cerca de 20 obras serão selecionadas. Este ano, o FAM será híbrido: com uma macro projeção no centro histórico de Belém (PA), além de shows e mappings na ilha virtual do festival, acessível de qualquer lugar do mundo.

Combinando artes visuais, tecnologia e realidades mistas, o FAM coloca a Amazônia na rota dos grandes festivais de mapping do mundo. E em 2020, o Festival foi o grande vencedor da categoria "Inovação: Música e Tecnologia" no renomado prêmio da Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM SP), a maior feira do mercado da música da América Latina.

Na sua trajetória de quatro edições - anos 2013, 2016, 2017 e 2020 - o Festival movimentou o Pará com arte e tecnologia nos espaços urbanos de Belém e Santarém, e já alcançou um público de mais de 20 mil pessoas, promoveu dezenas de oficinas e cursos gratuitos com artistas visuais de destaque internacional, além de shows com artistas da Amazônia, Brasil e Peru, fomentando também encontros inéditos. O FAM 2021 é promovido pela 11:11 ARTE, com patrocínio da Oi e apoio do Oi Futuro via Lei de Incentivo à Cultura Semear, do Governo do Estado do Pará e Fundação Cultural do Pará.

Este ano, cerca de 20 obras serão selecionadas e exibidas na ilha virtual do FAM, com três prêmios de R$ 2 mil cada. Podem participar os mais diversos tipos de linguagem visual: vídeo mapping, vídeos, fotografias, vídeo-performances, vídeo-dança, vídeo arte, remixes audiovisuais, vjing, vídeos compostos por desenhos, gravuras, pinturas, arte digital e gravura digital, animações 2D, 3D, gifs, entre outras. O edital recebe inscrições de 04 de outubro a 15 de novembro.

“A ideia de lançarmos um edital com chamada aberta é uma forma de ampliar o alcance e a participação de mais artistas no Festival. Vamos disponibilizar o blueprint (guia de mapping) de um dos prédios da nossa ilha virtual, que receberá as projeções da chamada aberta”, explica Roberta Carvalho, idealizadora e curadora do Amazônia Mapping.

Cada artista poderá realizar até três inscrições de obras distintas. Os trabalhos podem ser inéditos ou não, e devem ter tempo mínimo de 60 segundos e máximo de 90 segundos, além de conter trilha original. Outra novidade é que esta edição do FAM integra o Amplifly, uma parceria com o Britsh Council, instituição pública cultural do Reino Unido. 

O Amplifly busca promover conexões e networking que destacam a prática artística e questões sociais, ao mesmo tempo que oferece oportunidades de exposições que transcendem o eixo geográfico norte-sul. “Receberemos apresentações artísticas fruto dessa parceria, contemplando duplas de artistas que farão interação entre imagem e som. Além disso, o FAM somará na indicação de artistas brasileiras para compor a colaboração em outros Festivais internacionais”, comenta Roberta Carvalho. 

Serviço

Edital Festival Amazônia Mapping 2021. Inscrições abertas de 15/10/2021 a 15/11/2021. No site oficial do Festival: www.amazoniamapping.com

Nenhum comentário: