7.10.21

Tem Festival Lambateria pelo Youtube e no SESI

Contando com sete atrações e condução de Félix Robatto, o Lambateria In Concert mantém a tradição de ser realizado na sexta que antecede o Círio, 08 de outubro de 2021, e desta vez terá como palco o Teatro do SESI. O espetáculo começa às 20 horas com transmissão pelo Youtube do Sesi e da Lambateria.

É bom, porem, dizer que quando a bilheteria abriu para a retirada dos ingressos para conferir o show presencialmente no teatro, os 300 lugares disponibilizados ao público esgotaram em menos de duas horas. Quem não conseguiu poderá conferir o espetáculo pelo Youtube do Teatro do SESI.

“Depois de um Festival online com 8 horas de transmissão ano passado, nós queríamos retomar o contato com o público, que nos acompanhou nas lives durante a pandemia, mas achamos que ainda não é o momento de reunir centenas de pessoas. Assim decidimos trocar os vários shows por um espetáculo que passeia pela diversidade musical dos bailes dançantes paraenses que tocam na Lambateria e vamos realizar um sonho antigo que é apresentar a Lambateria no Círio no Teatro e o SESI, sempre parceiro, abriu suas portas”, explica Félix Robatto, criador da Lambateria e artista que irá conduzir o evento, que será animado por muita latinidade, Guitarrada, Lambada, Brega, Tecnobrega e Carimbó.

Bela

Seguindo a tradição de ser uma grande vitrine da música paraense, o Lambateria In Concert vai trazer nomes que estiveram na ativa durante a pandemia, produzindo e lançando trabalhos novos. Sete artistas participam do espetáculo: Félix Robatto, que será o mestre de cerimônia da festa, Bruno Benitez e Bella, representando a latinidade, Lucyan Costa representando a nova geração do Brega, que recentemente foi declarado Patrimônio Cultural e Imaterial do Pará, Marcos Maderito, da Gang do Eletro, apresentando seu Tecnobrega, e duas atrações da nova geração: o guitarrista Gabriel Pompeu e o lançamento da banda infantil Tapiokids.

“Como este ano teremos um espetáculo no teatro, mais cedo, vamos trazer uma turminha mais jovem para o palco, uma vontade antiga. Nós acreditamos que o que mantém viva nossa cultura é a renovação do público, é conversar com diferentes gerações e é o que faremos este ano. 

Estamos super felizes de receber o guitarrista Gabriel Pompeu, que com 11 anos já é muito conhecido por seu virtuosismo na guitarra e que pela idade nunca pudemos chamar pra Lambateria. Também vamos ter o prazer de lançar uma banda infantil que tem um repertório de música paraense: a Tapiokids, formada por sete crianças que cantam e tocam instrumentos. Vai ser um espetáculo bem bacana, conversando e conectando diferentes gerações da nossa música”, explica Sonia Ferro, produtora da Lambateria.

O Lambateria In Concert foi o encontro do Festival Lambateria com o In Concert, projeto do Teatro do SESI, que vai proporcionar ao público que curte a música paraense, uma programação especial para a sexta que antecede o Círio com a opção de acompanhar presencialmente ou pela internet. 

“Durante a pandemia adaptamos as nossas programações e daí nasceram os espetáculos 'In Concert'. Unir esse projeto à Lambateria é uma forma de reforçar a valorização dos nossos artistas locais e dar a oportunidade para revelar novos talentos. Temos certeza que será uma programação imperdível!”, explica Ana Cláudia Moraes, gerente do Teatro do SESI.

Lucyan Costa

A Lambateria, criada.  em junho de 2016, é uma festa de música paraense realizada toda quinta-feira, em Belém, se firmou como programação cultural da cidade. Pelo palco, já passaram grandes artistas que representam a música paraense como Lia Sophia, Dona Onete, Felipe Cordeiro, Pinduca, Gang do Eletro, Strobo, Lucas Estrela, Mestre Solano, Aíla, Orquestra Pau e Cordista de Carimbó, Nazaré Pereira, entre outrosl. Entre as atrações nacionais estão Orquestra Contemporânea de Olinda (PE), Flávio Renegado (BH) e Figueroas (AL). 

Idealizada pelo guitarrista e produtor musical Félix Robatto, a festa tem relação com seu trabalho de pesquisa sobre a música latino-amazônica. “Eu já realizava uma festa semanal de música paraense, mas queria fazer algo mais completo, que pudesse reviver os climas dos bailes dançantes do Estado. Foi assim que surgiu a Lambateria”, relembra o músico.

Em março de 2020 por conta da pandemia, tudo parou. Este ano, a retomada aos palcos ocorreu com uma temporada no Espaço Cultural Apoena. Então pega a dica: vai ter festa toda quinta-feira desse mês de outubro.  Nesta temporada, Félix Robatto e DJ Rebarbada estarão no comando das quintas, que também contará com a presença de convidados.

Autoral e clássicos 

Maderito

Mais do que um show, a Lambateria no Círio é um momento de confraternização, quando encontramos amigos e parentes para curtir juntos nossa cultura, por isso, tão importante quanto conhecer as novidades da cena, é relembrar clássicos que mexem com nossa memória afetiva. O Lambateria In Concert está sendo preparado para divertir e emocionar.

“Além de música autoral, dos trabalhos lançados durante a pandemia, os artistas vão apresentar clássicos da música paraense. Depois de um ano e meio mantendo contato somente pelas lives, a gente quer reencontrar nosso público, olhar no olho, cantar junto. Esse espetáculo é para matar saudade, para levar alegria e extravasar depois de tudo que passamos”, conta Félix, relembrando os momentos difíceis proporcionados pela pandemia.

Este ano, a Lambateria vai fazer uma homenagem ao fotógrafo paraense Thiago Araújo, falecido em 2015 aos 28 anos. Durante o espetáculo, serão exibidas fotos de Thiago, que tinha um grande trabalho de registro da cultura paraense. Algumas das fotos estão no livro “Asas de Menino”, que traz textos de Ismael Machado e curadoria fotográfica de Marcelo Lelis, e que estará à venda.

“Este livro traz imagens lindas de Belém, da cidade, do povo, da cultura, do Círio e é um ótimo presente pra essa época do ano. Por isso, resolvemos fazer essa homenagem pro Thiago e retomar a venda do livro que terá a venda totalmente revertida para a família Araújo”, conta Sonia.

Com a vacinação caminhando e muita cautela, aos poucos nossa vida está voltando à rotina que tínhamos antes da pandemia. O Lambateria In Concert vai contar com público presente correspondendo a 75% da capacidade do teatro e o acesso será permitido somente para quem tomou ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19, já que será cobrada a apresentação do cartão de vacinação no acesso ao teatro. Além disso, serão seguidas as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), como o uso obrigatório de máscara nas dependências do teatro.

Serviço

Lambateria In Concert com Félix Robatto, Bruno Benitez, Bella, Gabriel Pompeu, Lucyan Costa, Marcos Maderito e Tapiokids. Nesta sexta, 8, a partir das 20h, no Teatro do SESI (ingressos esgotados) e pelo Youtube Teatro do SESI e Lambateria. 

Realização: Teatro do SESI e Lambada Produções

Apoio: Laboratório Beneficente de Belém e Marquei

Nenhum comentário: