7.10.21

Circuito de homenagem aos Originais de Peixe-boi

Foto: Ana Ribeiro

Idealizado pelo banjista Gabiru Cigano (Gabriel Pinheiro) e pelo Mestre de carimbó Ronaldo Curuperé, com participação da maraqueira Maristela de Corrêa e do saxofonista Luan Monteiro, o projeto homenageia Os Originais de Peixe-boi, no circuito que começa hoje (7)  passando por diferentes espaços culturais do município de Belém e da Ilha de Mosqueiro.

A ideia é reproduzir neste circuito, o célebre disco de estreia do grupo, "Os Originais de Peixe-boi - O Badalado Conjunto de Carimbó", de 1977. E junto a isso, vem toda uma história, dessas que vale a pena e são, na verdade, obrigatórias, que sejam revisitadas. 

Com notável harmonia rítmica de instrumentos naturais, o grupo “Os Originais de Peixe-boi”, tem grande influência na comunidade carimbozeira, no município de Peixe-boi (PA). A história do conjunto começa nos anos 1970 e parte da chegada de Orlando Lobato, conhecido como Mestre Orlando do Carimbó, em 1969, na região. 

Em 23 de setembro de 1977, o grupo formado pelo Mestre Orlando, o saxofonista Cardoso, o banjista Rui Cavalcante, Miguel Lima no ganzá e Leonardo, Raimundo e Nelson nos tambores, entrou no estúdio para a gravação do álbum “Os Originais de Peixe-boi – O Badalado Conjunto de Carimbó”.  O LP nasce no período em que as gravações dos discos de carimbó estavam em alta.

A programação em tributo ao grupo inicia no dia 07 de outubro (quinta-feira), no Espaço Cultural Green House às 19h, com participação dos grupos de Carimbó Vozes de Fulô e Manipará no 1° Circuito de Carimbó Urbano e Batuque de Rua. No segundo dia do circuito (08), a partir das 20h, os músicos levarão o carimbó dos Originais para o Bar Taba d'Comédia. Nesse mesmo dia, haverá a primeira transmissão do cortejo online do Auto do Cirío deste ano. 

No dia 09, o circuito estará passando no Espaço Colaborativo Realejo às 18h. O encerramento das homenagens ao grupo "Os Originais de Peixe-boi" será em Mosqueiro,  na Barraca Churrasqueada da Ilha  que está situada na Praia do Bispo,  no dia 10 de outubro (domingo) às 15h. 

Além de realizar o percurso musical, o projeto produzido por Racquel Prudente e Ana Ribeiro pretende elaborar e organizar um acervo histórico do grupo através de material audiovisual e escrito. Assim, dispondo para toda a comunidade que tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a trajetória do grupo. 

Anotem os endereços

Realejo Espaço Colaborativo: Avenida Alcindo Cacela, 699. Próximo a Antônio Barreto.

Taba D`Comedia - Dr. Malcher, 293 , entre Joaquim Távora e Joaquim Nabuco, na Cidade Velha.

Green Garden - Conselheiro Furtado 3941, Canudos.

Em Mosqueiro

Barraca Churrasqueada - Praia do Bispo

Nenhum comentário: