6.9.12

ACCPA exibe "O Pássaro das Plumas de Cristal"

Trata-se do primeiro longa do diretor Dario Argento. Na história, um escritor americano se vê às voltas com um serial killer de belas mulheres. O filme será exibido nesta quinta-feira, 06, a partir das 19h, no espaço Benedito Nunes da Livraria Saraiva (Boulevard Shopping, 2º piso), numa programação da Associação de Críticos de Cinema do Pará. Após a exibição, haverá debate com o público. Entrada Franca

A renovação que se seguiu no cinema americano na virada da década de 60, com filmes como “Bonnie & Clyde” e “Sem Destino”, também ocorreu no continente europeu.

Enquanto nomes como Coppola e Brian de Palma produziam seus primeiros filmes, sangue novo pulsava em países como a Itália, onde o jovem Dario Argento, muito influenciado pela estética ‘gore’ de Lucio Fulci e por Hitchcock, produziu “O Pássaro das Plumas de Cristal”. 

Numa época em que Argento ainda passava longe de ser sanguinolento e arquitetar algumas das mortes mais tenebrosas do cinema, esse filme que dá inicio a trilogia dos bichos – formada ainda por “O Gato de Nove Caudas” e “Quatro Moscas sobre o Veludo Cinza” – é sobre um serial killer, tema tantas vezes explorado na telona, mas que foge dos lugares-comuns. 

Aqui, a história divide atenção com a maneira instigante que Argento utiliza para narra-la, assumindo sem constrangimento ares de ‘’filme B’’ e construindo um suspense que mantém o espectador interessado até o final. 

No filme, o escritor americano Sam Dalmas, radicado em Roma, assiste ao assassinato de uma mulher bonita por uma figura misteriosa. Como a polícia não resolve os casos, ele parte para investigar o crime por conta própria. Os crimes vão se sucedendo até o escritor entrar na lista das vítimas do serial killer, como já se podia imaginar que aconteceria. 

Na trilogia de filmes investigativos de Argento, os animais dos títulos são pistas para elucidar os mistérios por trás dos bárbaros crimes. Nesse primeiro filme, o cineasta introduz elementos que depois se tornariam corriqueiros em sua filmografia. 

A violência estilizada, está ali, mesmo branda; assim como a testemunha ocular, o assassino de luvas pretas e em especial os flashbacks (que aqui são muito importantes também na forma de prólogo, que versa um pouco sobre a origem e as motivações do serial killer). 

Todas essas características são muito utilizadas no gênero chamado giallo que tem Argento, Mario Bava e Lucio Fulci como grandes expoentes. Eficiente ao que se propõe, “O Pássaro das Plumas de Cristal” é um ótimo filme de suspense e uma boa introdução à obra de Dario Argento, que iniciou sua carreira na sétima arte tendo o suporte de um time de peso: com a música de ninguém menos do que Ennio Morricone e a fotografia do mestre Vittorio Storaro 

(Com informações da ACCPA)

Nenhum comentário: