29.9.12

Dia especial na XVI Feira Pan Amazônica do Livro

Benedito Nunes estará sempre presente
A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e a Universidade Federal do Pará (Ed.UFPA) lançam, às 18h30, a obra póstuma "Do Marajó ao Arquivo: breve panorama da cultura no Pará", de autoria do filósofo Benedito Nunes, um dos maiores filósofos da região amazônica, falecido no início de 2011, aos 81 anos.

Organizado pelo filósofo e professor Victor Sales Pinheiro, o livro é uma coletânea com mais de setenta textos, contendo ensaios sobre as diversas manifestações culturais no Pará, escritos ao longo de mais de 50 anos. 

A obra tem alcance enciclopédico e é o mais extenso livro já produzido sobre este tema no Estado. Os ensaios reúnem estudos monográficos, crônicas, conferências, entrevistas, apresentações, prefácios e orelhas de livros. 

 No livro, os leitores encontrarão, ainda, análises sobre as condições políticas e econômicas do Pará, panoramas sobre a produção cultural em meados de 1950 e 1960, estudos sobre escritores paraenses, abordagens de obras artísticas, arquitetônicas e literárias, além de prefácios de livros de ciências humanas e filosofia, discursos sobre a UFPA, e entrevistas sobre a literatura amazônica e a vida intelectual. A apresentação do livro traz textos do secretário estadual de Cultura, Paulo Chaves, e do reitor da UFPA, Carlos Maneschy. 

Serviço 
Lançamento do livro "Do Marajó ao Arquivo: breve panorama da cultura no Pará", obra póstuma de Benedito Nunes, organizado pelo filósofo e professor Victor Sales Pinheiro. 496 páginas. Coedição da Ed.UFPA e Secult Local: Hangar Convenções e Feiras da Amazônia – Feira do Livro – Ponto do Autor Hora: 18h30 Preço de lançamento: R$ 50,00.

Nenhum comentário: