24.9.12

Pré CLIC discute a cultura pop oriental

Texto: Enderson Oliveira

No período contemporâneo são mais comuns processos como os de “desespacialização” e “desterritorialização” dos povos e das culturas. O ciberespaço colabora para isso: pela internet é possível “estar” em qualquer lugar do mundo e entrar em contato com várias pessoas e culturas diversas. A própria dicotomia entre Oriente e Ocidente acompanha estas tendências: não é difícil encontrar atualmente produtos multiculturais e transculturais que unem referências a ambos. 

Para observar exemplos destes processos, não é obrigatório atravessar o planeta. No Pará mesmo, que possui a terceira maior colônia japonesa do Brasil, há um grande número de pessoas que estão atentas a uma espécie de “simbiose” cultural e que incorporam elementos das culturas asiáticas ao seu dia-a-dia, seja ao ler mangás, assistir animes ou mesmo adotarem outros traços comportamentais, como os otakus e cosplays. No campo das artes, é possível destacar movimentos pop, como o Superflat, nas artes plásticas, e o K-Pop, na música. Ambos os casos tratam-se de uma nova produção cultural “pós moderna”. 

Atenta a este panorama, a Comissão Organizadora do CLIC 2012 realizará o 5º Pré CLIC do ano com o tema “O oriente é logo ali... ou está aqui?”, no dia 25 de setembro, no Espaço Benedito Nunes, na Livraria Saraiva. Os convidados do bate-papo são Tárcio Galvão e Carlos Henrique Brandão, o DJ Masa. O evento tem entrada franca. 

Tárcio é bacharel em Publicidade e Propaganda pela Unama e pesquisou o movimento Superflat, iniciado pelo artista plástico japonês Takashi Murakami no início do século XXI. O Superflat, entre outras coisas, busca criticar os vícios de consumo e o excesso de fetichismo da sociedade japonesa, seguindo a visão apocalíptica de que no futuro o mundo todo será “perdido” nos tais excessos e num fluxo de informações sem fim. 

DJ Masa é graduado em Administração e em Comunicação Social. Masa e iniciou sua carreira em 2005. Atualmente, é uma referência mundial em K-pop – a música produzida na Coréia do Sul – e já se apresentou em cidades como Budapeste, Lima, Cingapura, Buenos Aires, São Paulo, Recife e Brasília. 

Tendo como base o K-Pop, o DJ e produtor cultural mistura músicas e videoclipes de intérpretes e bandas do Oriente e do Ocidente e ainda faz mashups inusitados, misturando ícones musicais pop como Lady Gaga e Madonna até Nirvana e Muse. Recentemente, DJ Masa ganhou destaque nacional ao fazer um mashup com trechos da novela Avenida Brasil. 

A mediação do próximo Pré CLIC será de Camila Sousa, graduanda no curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Socias da UFPA, colaboradora do blog Belém Otaku, integrante do coletivo #SalaLivre e do grupo de estudos de cibercultura Realidade². 

Serviço
5º Pré CLIC O oriente é logo ali... ou está aqui? Nesta terça-feira, 25, às 19h. Espaço Benedito Nunes, na Livraria Saraiva (Shopping Boulevard). Entrada franca com direito a certificado.

Nenhum comentário: