5.6.13

Gravura contemporânea mexicana na ELF Galeria

Universos Particulares: gravura contemporânea mexicana é uma coletiva de oito jovens artistas da Cidade do México, que expõem pela primeira vez no Brasil. É a exposição que abrirá na galeria, neste sábado,08, para convidados, e a partir do dia 10 para o público. 

Darío Ramirez, Alberto Madrigal, Alejandro Perez, Antonio Domínguez, Emanuel Cárdenas, Irina Vázquez, Mónica Contreras e Teresa Olmedo tem, em média, 30 anos de idade e são formados pela Escuela Nacional de Artes Plasticas da Universidad Nacional Autonóma de Mexico (Unam). 

Em comum, o grupo de artistas tem um caminho traçado pela pesquisa e produção da gravura. O trabalho parte das matrizes tradicionais, como metal e linóleo, fazendo interferências com a pintura. É quando se percebe a assinatura de cada artista e o domínio da técnica nas poéticas desenvolvidas. 

Na exposição Universos Particulares, cada artista expressa questões importantes do seu tempo, refletindo sobre o homem urbano, identidades e urgências do mundo contemporâneo. Alberto Madrigal parte pra uma linguagem neoexpressionista, desenvolvendo uma série com pigmentos fluorescentes. 

Irina Vázquez trabalha a reprodução da imagem num sentido pop, que se refere ao consumo, encontrado também nas sequências em folha A4 de Alejandro Perez e na obra Siluetas Sueltas, apresentada em conjunto por Darío Ramírez e Mónica Contreras, com impressão de caixas de papelão em papel de arroz. Antonio Domínguez, Emanuel e Teresa trabalham a ponta seca, transfer e siligravura, também conhecida como litografia seca, por empregar processos semelhantes aos da impressão em lito, utilizando a chapa offset como matriz. 

Os três são fundadores do ateliê Utopía Grafica, criado em 2006 como um ambiente dedicado a produção e ensino de artes. As imagens vigorosas lembram o sentido social da gravura mexicana, como ficou tradicionalmente conhecida a partir da década de 1930 e a expressão cotidiana da vida do homem latino americano. 

Serviço
Exposição Universos Particulares: Gravura contemporânea mexicana. Abertura para convidados: 8 de junho, das 10 às 14h. Visitação de 10 a 30 de junho, de terça a sábado, das 10 às 13h e das 15 às 19h (exceto feriados). A Elf Galeria fica na Av. Governador José Malcher, Passagem Bolonha, 60, no bairro de Nazaré, em Belém do Pará.

Nenhum comentário: