Depois da apresentação da semana passada a cantora volta ao Sesc Boulevard, com um show que marca o fim do ciclo ‘Aparecida’ e o início de ‘Dançará’, projetos cujas essências estarão estarão mais uma vez juntas no palco, nesta quinta-feira, 27, às 19h, no Sesc Boulevard, com entrada franca.
Iva Rothe ficou um bom tempo trabalhando o projeto ‘Aparecida’. Primeiro
veio pesquisa, CD, shows, turnês nacionais, e agora o ciclo começa a se
fechar. Mas não para acabar, e sim para renascer em outro projeto,
‘Dançará’, nova investida musical da cantora que quer entender todo esse
gingado e musicalidade únicos do povo amazônico.
“É um período de passagem. O ‘Aparecida’ aparece com músicas no início, no meio e no fim, ou seja, ele costura o show, é a base em meio a um arsenal de novas propostas que vamos percorrer com o novo projeto. Para mim é um período legal de compartilhar uma experimentação no palco, com músicas que não necessariamente entrarão no novo projeto, mas que fazem parte exatamente deste momento de pesquisa”, detalha a artista.
“Momento de mostrar pra todo mundo qual a nossa idéia. Acaba sendo um momento de liberdade”, pontua.
Este tal rito de passagem vem em um momento importante. A pesquisa sonora do novo trabalho será registrado no documentário “Em busca do Dançará”, com direção de Ana Cláudia Bastos, que acaba de ser aprovado para captação pela Lei Semear, e que será o ponto de partida oficial do novo projeto.
“Esse documentário será feito com a pesquisa do novo disco. Terminou essa minha mania de colocar o DVD no final dos projetos e eles não saírem porque emendo em outro CD.
Foi assim com ‘Aluguel de flores’, com ‘Mantras’, com ‘Aparecida’, mas agora será diferente, a gente começa pelo documentário, que foi proposto pela própria Ana Cláudia Bastos.
Será o registro dessa pesquisa, uma forma de compartilhar conhecimento, informação e das pessoas participarem desde o início do processo, entendendo o que leva à construção de uma pesquisa musical”.
Por isso, no palco o clima é de celebração com alguns convidados especiais. Na semana passada ela recebeu Ronaldo Silva e a cantora Adriana Cavalcante. Adriana fechou o show com Iva, na interpretação de ‘Sereia’, mas nesta quinta será a vez de Maria Rosa Lima, com quem Iva gravou a mesma faixa do CD ‘Aparecida’.
Também no show de hoje, o bailarino Diego Pompeu, da Companhia Experimental de Dança Waldete Brito, fará uma participação especial na música inédita ‘Três beijos’, que integrou o badalado espetáculo ‘Festa na Cidade’, da companhia de dança, inspirado nas festas de aparelhagem.
Além deles, Iva receberá no palco o guitarrista Guru, criador da Banda Nova, cuja primeira formação contou com Iva nos teclados e backing vocals. A cantora será acompanhada por Heraldo Santos (percussão), Edvaldo Cavalcante (bateria), Príamo Brandão (contrabaixo), Igor Capela (guitarra) e Johab Quadros (trompete).
Se em ‘Aparecida’ Iva mergulhava a fundo no universo feminino, no novo projeto o movimento é a tônica. “Dançará: lugar e tempo de festa. Termo paraense usado pelos antigos, que mostra que no Pará, festa tem dança e música”, define.
A música dançante feita no Pará recebeu influências do Caribe em algum momento da sua história e é isso que Iva busca saber, primeiro na pesquisa musical que fará no documentário. Essas informações renderão músicas, que renderão shows, que renderão turnês, e por aí vai, num ciclo que se reinicia.
Serviço
Show de Iva Rothe no Sesc Boulevard. Nesta quinta-feira, 27, às 19h, com entrada franca. Informações: 91 8177-2176.
(com informações da assessoria de imprensa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário