6.6.13

IAP abre quadra junina com Pássaros e Bichos

Neste sábado, 08, às 17h, quem estiver ali próximo do Centro Arquitetônico de Nazaré, vai testemunhar uma revoada a mais neste junho, mês de céu azul intenso. Além dos queridos periquitos do CAN, terá início um cortejo reunindo 15 grupos de Pássaros e Bichos Juninos, abrindo oficialmente a quadra junina de 2013, na programação promovida pelo governo do Estado. 

Mais de 40 anos depois dos célebres momentos que os grupos de Pássaros e Cordões de Bichos Juninos viveram em Belém, a manifestação ganhará as principais ruas do centro da cidade. A Revoada dos Pássaros e Bichos Juninos reunirá os principais grupos. 

Nascida na Belle Époque, por volta do ano 1900, a manifestação dos Pássaros Juninos surgiu por ocasião dos grandes espetáculos de ópera, dentro do Theatro da Paz. Segundo Tito Barata, um dos organizadores da Revoada no IAP, “foram os camareiros do teatro que, de tanto vestir as estrelas da ópera e ver trechos das encenações nas coxias, resolveram montar suas óperas nos bairros onde moravam, para os seus pares”, explicou. 

Considerado a única manifestação folclórica tipicamente de Belém, os cordões de Pássaros Juninos viveram anos de apogeu, mas nas quatro últimas décadas perderam o incentivo e, principalmente, o local onde se apresentavam: o Teatro São Cristóvão. 

De acordo com Tito Barata, a função do IAP é resgatar o brilho e a importância dos cordões de pássaros e bichos juninos. Assim, desde o ano passado o Instituto vem dando apoio e promovendo cursos e oficinas de aperfeiçoamento aos artistas de Pássaros Juninos. 

Pela primeira vez o cortejo dos grupos chegará às ruas do centro de Belém, saindo do Centro Arquitetônico de Nazaré, e percorrendo a Rua Dom Alberto Ramos, as avenidas Generalíssimo Deodoro e Gentil Bittencourt, a Travessa 14 de Março e terminando no anfiteatro do IAP, ao lado da Basílica Santuário de Nazaré. Lá dentro, no hall, haverá a exposição de figurinos, adereços e indumentárias de 15 grupos, além de fotos que documentam parte da história, desde o início das manifestações. 

Serviço
Revoada de Pássaros e Bichos Juninos. Sábado (8). Exposição: das 09 às 20 h. Cortejo: Saída as 17 h. Local: Instituto de Artes do Pará. Mais informações: (91) 4006-2905.

Nenhum comentário: