Compositor paraense com trabalho voltado para o fomento e a valorização da música de raiz praticada na Amazônia brasileira, ao estudo da rítmica e do imaginário popular da região Norte, Ronaldo Silva mostra nesta terça-feira, 18, no Theatro da Paz, o show de lançamento do álbum “Balaio Sonoro”. O patrocínio é do programa Natura Musical.
Para o lançamento, Ronaldo subirá ao palco acompanhado de artistas convidados como Jane Duboc, Nilson Chaves, Pedrinho Cavalléro, Gaby Amarantos, Luê e Junior Soares, entre outros.
O projeto conta com Walter Figueiredo na direção artística, Eudes Fraga na produção musical e Ronaldo Silva e Allan Carvalho na produção executiva.
Reconhecido pelo trabalho no Instituto Arraial do Pavulagem, que há 25 anos, desenvolve tecnologias de educação sociocultural e ambiental através de brinquedos inspirados nos folguedos populares e matrizes tradicionais da cultura popular, Silva está em seu terceiro trabalho solo.
Após os discos “Via Norte” e “Faróis”, o músico faz um apanhado consistente de sua obra, reunindo algumas das mais importantes músicas que já compôs e outras pouco experimentadas.
Neste Balaio Sonoro estão a animada “Merengue Latino” (recentemente gravada por Amarantos), “Tambor de Couro”, “Iná” e “Faróis”, além “Lua Jardineira”, “Canoa da princesa” e “Íris do vejo raro”, músicas muito conhecidas pelos seguidores dos arrastões do Pavulagem.
O álbum é uma coletânea de 14 músicas que fazem parte da história de Silva que reuniu as músicas para homenagear parceiros em letra e melodia, como Renato Torres, Adilson Alcântara e Almirzinho Gabriel.
O Natura Musical - A fértil cena paraense motivou a criação de um edital de seleção de projetos exclusivamente para a região, iniciado no ano passado e que terá nova edição esse ano.
“Encontramos no trabalho de Ronaldo Silva uma leitura do legado musical paraense e a valorização da música de raiz, que é um dos pilares do Natura Musical. Selecionamos a gravação deste disco com o objetivo de ampliar o alcance da sua obra para todo o nosso público”, comenta Karen Cavalcanti, gerente de Marketing Institucional da Natura.
O Natura Musical atua por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que visam selecionar projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em Minas Gerais, Bahia e no Pará; a Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; além da realização de Festivais.
Lançado em 2005, o Programa beneficiou projetos de diferentes estágios e processos da música brasileira patrocinando mais de 200 projetos em todas as edições de edital público e seleção direta. Ao todo, 18 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e quase 800 mil pessoas beneficiadas. Saiba mais no portal www.naturamusical.com.br ou nas redes sociais do programa no Facebook, Twitter e Youtube.
Serviço
Lançamento do Cd “Balaio Sonoro”, De Ronaldo Silva. Nesta terça-feira, 18, às 20h, no Theatro da Paz (Rua da Paz, s/n – Praça da República). Venda de ingressos na bilheteria do Teatro – R$ 20,00.
Nenhum comentário:
Postar um comentário