6.6.13

Mais Jazz no XXVI Festival de Música do Pará

Leonardo Coelho (Foto: Walda Marques)
O jazz instrumental tem dominado as noites do XXVI Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa). A programação reservada aos amantes do gênero ocorre sempre no café CamarIN Cultural, onde nestas sexta-feira (7) e sábado (8) se apresentam o pianista paraense Leonardo Coelho de Souza e o saxofonista carioca Leo Gandelman. 

Velho conhecido do público paraense, Gandelman já esteve na cidade várias vezes e retorna agora para realizar o show “Vip Vop”, título de seu último trabalho, lançado em 2012 em CD e DVD.

O show traz temas instrumentais que se baseiam na época áurea da bossa nova e do samba jazz, resgatando uma parte importante da identidade-memória da música brasileira. Gandelman se apresenta no sábado, 8, a partir das 23 horas. 

Por sua vez, o paraense Leonardo Coelho de Souza chega ousando em cima do repertório de seu primeiro disco “Joá”, de repertório totalmente instrumental que ele gravou em 2011 com Ney Conceição (contrabaixo) e Lúcio Vieira (bateria). 

“Eu estou um pouco ‘assanhado’ e trouxe um naipe de metais e um guitarrista para a formação original de piano, contrabaixo e bateria. Isso me animou para cantar duas músicas também”, diz, entre risos empolgados. Estudioso do piano desde os 6 anos de idade e mestre no instrumento pela Universidade de Missouri, Columbia (Estados Unidos), Leleco, como é conhecido entre os amigos, tem um extenso currículo como instrumentista, professor e regente. Foi gerente da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e criador da Orquestra de Música Latina da UFPA, de onde trouxe a inspiração para os novos arranjos do repertório deste show. 

“O disco (Joá) foi concebido como um trio de jazz. Com o acréscimo de guitarra e sopros, temos uma composição instrumental que traz novas concepções melódicas, rítmicas e harmônicas. Isso dá maior liberdade e possibilidades de improvisação e arranjo, sugerindo um novo balanço e groove para as antigas músicas”, explica o músico. 

Além de Leonardo ao piano, a banda terá Eliezer Soares (contrabaixo), Edvaldo Anaice (bateria), Igor Capela (guitarra) Fabrício Figueira (trompete), Jó Ribeiro (trombone) e Antonio Abenatar (saxofone). O repertório cantado inclui “Eu e a brisa”, de Johnny Alf, e “Porta Entreaberta”, de Ivan Lins. 

Além do repertório instrumental de Joá e das versões para clássicos da música popular brasileira, o show ainda tem espaço para duas composições novas de Leonardo. “Gafieira Belém” é um samba inspirado na tradição do gênero de salão "que os paraense não têm”, brinca Leleco. Já Bellarmino´s Song é uma balada jazz tradicional em homenagem ao jornalista, radialista e grande conhecedor de jazz Oswaldo Bellarmino, da Rádio Cultura FM.

“Acho que ele é um profissional muito importante para uma cena como a nossa, pois, apesar de não ser músico, ele conhece muito e é um incentivador através dos programas que produz na rádio”, opina. 

No dia do show de Leonardo, na sexta-feira, dia 7, também haverá, mais cedo, apresentação do grupo de choro Uirapuru, que se apresenta por volta das 21h. 

Os ingressos são gratuitos para todos os dias, mas a capacidade da casa é de 300 lugares e os ingressos são distribuídos no dia de cada show a partir das 14h no próprio CamarIN Cultural. Com limite de 2 ingressos por pessoa. 

Serviço
Show de jazz com Leonardo Coelho de Souza, na sexta dia 7, às 23h (antes tem Uirapuru às 21h). no sábado, 8, tem Leo Gandelman, também às 23h. Tudo no CamarIN Culturtal, na Rua Senador Lemos, 252 - entre a Avenida Almirante Wandenkolk e a Travessa Dom Romualdo de Seixas. Telefone: 3349-0533.

Nenhum comentário: