Ananda Carvalho virá a Belém |
Para discutir a criação de espaços para a produção artística contemporânea, a oficina “Ações Curatoriais na Arte Contemporânea”, ministrada por Ananda Carvalho, será realizada entre os dias 24 e 28 de junho, das 17 às 21 h, gratuitamente, no Instituto de Artes do Pará (IAP), com expedição de certificados ao final do evento.
A oficina vai analisar a curadoria sob uma perspectiva de rede, na medida em que são espaços comunicacionais em relação aos processos de criação dos artistas. Nos cinco dias da oficina os debates estabelecerão um panorama das ações curatoriais contemporâneas. Ananda enumerou as seguintes questões:
Conceito de curadoria; Histórico das exposições; Bienal de São Paulo; Ações curatoriais realizadas em instituições (museus e centros culturais); Ações curatoriais realizadas em galerias; Ações curatoriais realizadas em espaços alternativos; "não" curadorias; Ações curatoriais no espaço on line.
"O objetivo é pensar estas perspectivas através de uma reflexão crítica, usando exemplos históricos, e da produção recente a partir de texto curatorial, ‘statement’ curatorial, espaço expositivo e arquivos”, disse.
A oficina pretende estimular a análise crítica dos formatos expositivos por artistas, curadores, críticos de arte, produtores e interessados em artes visuais em geral. Os encontros são marcados por apresentação, análise e mostra de trabalhos pela orientadora, seguido de debates pelos participantes.
Ananda Carvalho
é curadora, crítica de arte e professora universitária, com Doutorado e Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC--SP. Em sua pesquisa de doutorado, enfoca os processos de criação e os procedimentos comunicacionais de redes curatoriais, e escreve e pesquisa sobre arte contemporânea, desde 2007, com publicações em exposições e catálogos de jovens artistas e no Canal Contemporâneo, na Revista Dasartes, entre outros.
Desde 2012, Ananda integra o Núcleo de Críticos do Paço das Artes e participou do júri de pré-seleção da Temporada de Projetos. No mesmo ano, organizou, em conjunto com Ana Maria Maia, publicação “Sobre Artistas como Intelectuais Públicos: respostas a Simon Sheikh” para a finalização do Ciclo de Portfólios 2012 da Casa Tomada.
Em 2011, participou da residência Ateliê Aberto #5 na Casa Tomada. Foi curadora da exposição“ e se houvesse ainda sempre somente palavras” na dconcept, 2011; assistente de curadoria da exposição “Galeria Expandida”, Luciana Brito Galeria, 2010; curadora da exposição“ [das imagens às coisas]”, Escola São Paulo, 2009. E ainda, professora nos cursos de Produção Audiovisual e Rádio e TV na FMU/FIAM/FAAM(2010--2012)e no curso de Produção Multimídia no Instituto Europeo di Design (2012).
Serviço
Ações Curatoriais na Arte Contemporânea. Oficina no Instituto
de Artes do Pará, com Ananda Carvalho de 24 e 28 de junho, das 17 às 21h (com
exceção do dia 26, que será das 15 às 19h). Mais informações no IAP ou: iap.artesvisuais@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário