9.9.13

Cacau Novais inicia curso de canto em Belém

O 1º modulo já começa no dia 14 de setembro. As aulas, sempre aos sábados, serão ministradas pela cantora sempre das 15h às 18h, e vai até 26 de outubro. Podem participar pessoas com ou sem experiência de Canto. O objetivo é formar novos cantores que possam explorar a experiência do palco. Para inscrição ou mais informações, ligue para 91 8151.5910.

Não é a primeira vez que Cacau Novais faz isso. Cantora e educadora,ela já ministrou mini cursos, com apoio da Editora Paulus, também destinados a iniciantes, pessoas interessadas em trabalhar a respiração aliada ao relaxamento do corpo, a impostação vocal e a iniciação musical, trabalhando ritmo e melodia.

Desta vez a cantora pretende compartilhar com outras pessoas um pouco de sua experiência em Canto e com o palco. “Nas aulas vou trabalhar não só questões técnicas, mas em especial a percepção de ritmo e expressão do corpo - que também é instrumento do cantor. Assim, fica mais fácil encontrar o caminho da própria voz”, explica.

Licenciada em educação artística com habilitação em música, ela diz que a educação faz parte de sua trajetória. “Muitas pessoas perguntam se dou aulas e eu faço isso, trabalho com aulas particulares, mas nem sempre sobra tempo, então, agora é o momento”, complementa. 

Cacau pretende abrir portas para quem estiver pensando em se formar como cantor, explorando a experiência do palco. Ou seja, ao final do curso, ela garante, esses alunos poderão mostrar o que aprenderam através de uma apresentação ao público. 

“É um trabalho cuidadoso que vai levar um certo tempo, mas que pode ter resultados muito bons”, comenta Cacau. Cacau Novais iniciou na área da música, cantando em igreja, onde encontrou afinidade com a música negra norte-americana. Aperfeiçoou-se estudando canto lírico e participando de grupos corais como o Madrigal da Uepa e o Coro Carlos Gomes. 

Em 2006, participou do CD Waldemar Inédito e Raro Henrique 2, lançado pela Secretaria de Cultura do Estado com show no Theatro da Paz. Em 2009, fez uma temporada com o Minni Paulo Trio no extinto Baiacool Jazz Club. 

Desde então, dedicou-se ao teatro (foi a "Misteriosa" na peça Ópera Profano, de Carlos Correia Santos, em 2010) e à ópera (participou da montagem da ópera La Traviata, no Theatro da Paz). 

Na música popular, depois de um período fazendo apenas participações - como no show Elói Iglesias Interpreta Roberto Carlos (abril de 2011) -, retomou as temporadas cantando no Bar Municipal, em maio de 2011. Também se apresentou no lançamento do evento Conversas Culturais (maio de 2011) e na festa Som do Norte Abrindo o Verão (junho de 2011). 

Este ano ela apresentou o show “Samba e Amor”, explorando um repertório de samba - o que ainda não havia feito. Também se apresentou em São Paulo, participando do Maifest - o Festival de Maio, que comemora a cultura alemã no bairro do Brooklin. E agora, além do curso, ela está se preparando para algumas apresentações no mês de outubro, integrando a programação do Círio. 

“A possibilidade de dividir experiências com pessoas que querem desenvolver a técnica do Canto surge como meio de trabalhar com pessoas que sonham em cantar, mas que talvez ainda não tenham tido essa possibilidade”, finaliza.

Nenhum comentário: