17.9.13

Mídias móveis para contar histórias de paz

Professores da rede pública participam da oficina
Depois de passar pelos municípios de Bragança e Marabá,  “O Laboratório - Produção e Formação de Multiplicadores em Mídias Móveis” chega a Belém e mostra seu resultado nesta terça-feira, 17, às 17h, na sala 04, do Centro Integrado de Governo. No encerramento será exibido o documentário "Pássaros Andarilhos e Bois Voadores". Entrada franca.

O hip hop dentro de uma escola no bairro do Curuçambá, a fragilização das relações interpessoais num mundo cada vez mais virtual, o ensino da matemática na escola e o cotidiano de jovens numa feira da Terra Firme, a tradição de se pedir a benção aos pais e a luta de uma mãe para que seu filho não siga pela criminalidade são algumas das histórias registradas pelas pelos educadores que participam do projeto, durante a oficina realizada na semana passada. 

Com duração de até cinco minutos os vídeos giram em torno da cultura de paz, e foram desenvolvido pelo Pró Paz - programa do Governo do Estado, que tem o objetivo de alinhar políticas públicas voltadas para a infância, adolescência e juventude, em busca da garantia de direitos, o combate e a prevenção da violência e a disseminação da cultura de paz. 

Aprendendo a fazer o áudio
O projeto se vincula ao programa Pró Paz realizando a primeira formação em mídias móveis de professores de escolas estaduais da Região Metropolitana de Belém. Durante uma semana, os professores receberam noções básicas de fotografia, roteiro e edição de imagem fechando o ciclo da realização audiovisual. 

“Achei interessante por que passamos a ter uma visão diferente do que é um filme, do que tem por trás das câmeras”, afirma Silvio Carvalho, professor da Escola Gonçalo Duarte, no bairro do Jurunas. “Penso até em me unir a outro professor pra poder desenvolver um projeto de audiovisual na minha escola”, planeja. 

“Achei ótimo a iniciativa porque as escolas possuem laboratórios de informática, os alunos possuem mídias móveis, faltando apenas uma orientação para uso adequado. Então o professor agora trabalha na orientação do aluno na produção de vídeo”, explica José Ricardo, pedagogo da Escola Luis Nunes, em Ananindeua. 

O patrocínio é da TIM, através da Lei Semear, e apoio institucional do Instituto Federal do Pará-IFPa. Apoio do Governo do Estado e parceria com o IAP (Instituto de Artes do Pará). 

Documentário resgata tradição
Bois e Pássaros - No encerramento, além da sessão de exibição dos vídeos produzidos na oficina haverá ainda a exibição do curta metragem "Pássaros Andarilhos e Bois Voadores", de Luiz Arnaldo Campos, vencedor, em 2010, do Concurso de Apoio à Produção de Obras Cinematográficas Inéditas, de Curta Metragem, de Ficção ou Documentário, do Ministério da Cultura. 

O documentário traz de volta a Belém de 1925, e mostra uma trama de magia e sedução, amor e desventuras envolvendo Floramor e Rosimeire, fada e feiticeira, respectivamente, do Cordão de Pássaro Quero-Quero que se envolvem na disputa entre os bois Flor de Lis e Touro de Ferro, organizados por seus namorados, Zebedeu e Ladislau.

(com informações do jornalista Wanderson Lobato)

Nenhum comentário: