7.9.13

CCAA Fest 2013 encerra etapa de audições

No hall do Waldemar Henrique
Foram três dias de rock no Waldemar Henrique. Quem passou pela frente ficou com impressão de que  o teatro voltava a ser o principal palco do rock independente e autoral paraense, quando entre os anos 1980 e 1990, bandas como DNA, Joly Jocker, Delinquentes, Nó Cego, Solano Star e Insolência Pública fizeram shows históricos.

De certa forma foi isso que aconteceu, mas em outras dimensões. Até porque além de rock, teve música pop, rap e outros estilos. De 3 a 5 de setembro, 45 bandas passaram por lá, participando das audições que definirão as 15 finalistas do CCAA Fest 2013. Tudo foi gravado e filmado, de forma profissional, para resultar em vídeos que servirão como material tanto para o júri escolher as 15 finalistas quanto para divulgação das concorrentes, independente de quais se classificarem até a final. 

Levar as audições para dentro de um teatro, tirando esta etapa de dentro um estúdio, como aconteceu em vários anos, foi apenas uma das inovações que o festival teve este ano. Em outras edições, todas as bandas inscritas eram “ouvidas” e gravadas, mas o material não tinha o nível de profissionalismo que passa a ter. 

Ut Opia em plena audição
“Produzir um material de qualidade motiva mais ainda as bandas a compor o autoral, que é o maior foco neste festival. O fato de sair daqui com um material profissional para mostrar é também um grande fator de incentivo, é a chance de levar seu trabalho para um público mais amplo. 

Uma vez na internet a banda alcança, em uma semana, até duas mil exibições ma internet, que é para onde vão os vídeos em um primeiro momento. Então, decidimos dar mais a qualidade dos vídeos”, explica Max Moraes, coordenador do CCAA Fest. 

Os vídeos são material de trabalho para o júri especializado que a partir desta próxima semana começa a selecionar as 15 bandas que se apresentarão em outubro na grande final do evento. Mas o júri receberá um material não masterizado para poder avaliar o potencial real das bandas. Vai julgar melodia, performance, letra, entrosamento da banda e outros inúmeros critérios descritos e exigidos em edital, disponível no site http://www.ccaafest.com.br/.  O resultado será divulgado no dia 22 de setembro. 

“Achei interessante todo o processo seletivo do festival que na verdade eu acompanho desde o primeiro. Percebi que está havendo um amadurecimento muito grande em Belém. Este ano eu vi bandas que estão prontas para o mercado, com estilos variados. São bandas produzidas e com boas composições. Até músicos que costumam circular pelos meios mais cults, jazzistas, por exemplo, estão participando e isso é excelente para todos”, diz Paulo Gui, guitarrista da banda Stress e integrante do júri. 

Depois de divulgadas as 15 finalistas, a partir do dia 28 de setembro, os 45 vídeos serão postados no fanpage www.facebook.com/CCAAFest para concorrer ao prêmio Fábrika Studio (um ano de ensaio) e ao Melhor Solo de Guitarra. Ou seja, mesmo sem chegar á final, todas as bandas ganham difusão de seu trabalho. 

Equipe do registro audiovisual
Participações  - Ano passado, 165 se inscreveram. Em 2013, foram 110, o número diminuiu um pouco, em função das novas exigências na inscrição. A banda precisa ter áudios e vídeos na internet provando que já amadureceu o suficiente.

“Antes incentivávamos as bandas que estavam em qualquer nível e fizemos o nosso papel. Muitas das bandas que estavam nos primeiros festivais agora retornam amadurecidas, e com isso, entendemos que estamos cumprindo um papel. Agora estamos em outro momento”, diz Max Moraes. 

Participando dos três dias de audição, Paulo Gui acredita que o sucesso do festival é resultado de um trabalho sério. “É uma super engrenagem. Entra e sai banda e tudo acontece como o planejado. Isso se deve a uma organização tanto do evento quanto das próprias bandas. Então vejo profissionais que sabem exatamente o que tem que fazer, tanto dentro dos grupos, quanto na parte técnica de estrutura do festival. As pessoas que estão por trás disso, sabem o que estão fazendo”, conclui o músico.

O interesse pelo festival rompeu fronteiras. Este ano, bandas de outros municípios se inscreveram e várias estão no páreo, como a The Tump e a Mathilde, de Capanema; a Gramofolk, de Castanhal; a Antcorpus, de Parauapebas; a Codex, de Bragança; a Anjos de Guerra, de Outeiro e a Utópolis, de Santa Isabel. Bandas de Fortaleza, Natal, Mato Grosso, São Paulo e Cabo Frio (RJ) também se classificaram entre as 45, mas não conseguiram bancar os custos de sua vinda a Belém. 

Oscaravelho
Novas ou veteranas - Todas as bandas concorrem em mesmo nível. Em 2013, os estilos de cada uma variou do rock pesado a badala pop. A banda Oscaravelho, que privilegia o pop rock, já participou do festival em 2010 e 2011 e chegou à final. Agora, mais uma vez, busca sua classificação, entre as 45 que fizeram a audição, com a música Nunca Mais. 

“Temos só três anos de estrada, mas somos todos velhos”, brinca Alexandre Ribeiro, guitarrista da banda. “Cada um de nós já tocou com outras bandas e até o nosso baixista que é o mais novo, também já é bastante usado”, diz Alexandre, fazendo nova piada. 

“Sentimos a efervescência do rock em Belém está de volta, algo que ficou desarticulado desde o Rock 24 Horas. Temos vários festivais em Belém, cada um com sua característica. Mas no CCAA Fest, o que nos motiva participar é a estrutura legal de palco, visualização na mídia, e ser um evento voltado pra bandas autorais, que é o nosso metier. É oportunidade para mostrar o trabalho e ganhar espaço no circuito da noite também. Quando um bar quer música ao vivo quer saber de bandas que tenham um trabalho mais conhecido”, conclui o guitarrista. 

Enquanto a banda Oscaravelho tem três anos e é veterana no CCAA Fest, a Retaliatory, de som mais pesado e de longa data, estreia no festival. “Estamos participando pela primeira vez e está sendo uma bela experiência”, diz Luciano Arakaty, da banda que já tem 23 anos de carreira. 

Retaliatory
“Resolvemos participar pois acreditamos na iniciativa que para nós, mantém o cenário roqueiro do Pará. Nota 10 para a estrutura e para a organização. Esperamos que continuem valorizando esta cena daqui. Estamos concorrendo com a música Tortura of Death, que é música de trabalho do nosso último, ainda inédito, gravado este ano em Portugal”, finaliza. 

Premiações - As 15 bandas que irão para a final do CCAA FEST 2013, que vai acontecer no dia 26 de outubro, ganham uma bolsa de estudos de 100% de desconto na mensalidade do curso de línguas do CCAA, por um ano. Na final, o primeiro lugar grava um CD e ganha a prensagem de 1.000 cópias, premiação ofertada pelo selo NA MUSIC. O segundo colocado, ganha a produção de um show no Studio Pub em parceria com a R &Dú Blues Estúdio 24H. O terceiro lugar terá três dias de gravação no estúdio Edgar Proença, da Rádio Cultura. 

Conheça as 45 concorrentes 

Bixomorto, Cais Virado, Alucinantes, Superself, Rock Man, Void, Gramofolk, The Tump, Seven Foot, DRagões da Locomotiva, Orion, Lauvaite Penoso, Whiskambau, Cronistas de Rua, Consenso Ilusivo, Arsenal Vill, Gaia Rock Band, Horizon, Silence for Salvation, Grenah, Vertical, Antcopus, Codex, Junior Saldanha Project, Mathilde, Hellride, Robson Luiz, Muffino Blues, Dharma Burns, RT4, Anjos de Guerra, Havana, Fora Parte, Aliados mcs, Naticongo, Bel'art Bovarie, Oscaravelho, Ut Opia, Retaliatory, Paula Mello & Banda, Utópolis, Ducke, Kadafalso, Banda DL e Banda 3*17.

Nenhum comentário: