21.11.13

Armando Sobral convida público para um papo

A ideia é falar da exposição “Caminho de Dentro”, aberta no Espaço Fórum Landi, onde também vai rolar o bate papo, nesta quinta-feira, 21, a partir das 19h. Também será lançado o catálogo de informações sobre o planejamento e realização da obra. E de quebra o público aproveita pra conferir a escultura em tempo, pois visitação à exposição, já encerra nesta sexta-feira, 22. Entrada franca.

Medindo cerca de 4 metros de altura, a obra foi realizada a partir da Bolsa Funarte de Estímulo à Produção em Artes Visuais 2012, um trabalho que levou seis meses para ser executado, contando com o auxílio técnico de profissionais capacitados para o entalhe de madeira.

“Esta equipe já trabalhava comigo, mas não com esses métodos tampouco com as escalas monumentais. Tivemos que aprender na hora, durante a execução. Chamo isto de experimental. Sem esse campo de indeterminação a obra não se realiza. Sobre a escala, sua dimensão é necessária como linguagem. O monumental provoca e impõe condições de circulação, incorpora a arquitetura”, explica o artista.

A inspiração do artista para realizar "Caminho de Dentro" partiu de uma obra já apresentada em 2010 na exposição “Barroco – Traço Infinito”. Já  a pesquisa para tornar viável e realizá-la de forma precisa, demandou testes de procedimentos variados, a partir de estudos que Armando realiza há pelo menos sete anos. As suas primeiras esculturas foram desenvolvidas em 2006, com a Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística do IAP, e apresentadas na exposição “Artefatos”, com peças lisas em madeira, que já chegavam a 4 metros.

Desta vez, a diferença é que em "Caminho de Dentro", o entalhe das dobraduras na madeira sugere novos desafios.

“A obra exigiu processos e métodos variados: modelagem, protótipo em gesso, análise por computação, revisão de processos escultóricos, quando necessitei empregar a motosserra, construção da forma por laminação e o enfrentamento da escala, para a compreensão de novos métodos. O trabalho tomou outra direção, passei a contar mais com apoio da tecnologia e com o emprego de novas ferramentas”, diz.

Para saber mais sobre esta jornada, chegue até o bate-papo desta noite, com o artista. Estre outras coisas, Armando vai dizer por que apesar de ter sido feita a partir de um outro trabalho, como já foi dito, "Caminhos de Dentro tem a sua própria significação. “As pessoas precisam ver, antes de mais nada. Evito dar explicações.O esforço em integrar minha própria história pessoal, familiar ao lugar onde me reconheço é a motivação maior. Ter um chão. É um caminho interior”, conclui.

Serviço
Nesta quinta-feira, 21, a partir das 19h, no Espaço Fórum Landi (Rua Siqueira Mendes, 60, Cidade Velha). Entrada franca.

Nenhum comentário: