3.11.13

IAP traz sessões de cinema paraense e brasileiro

Paulo Marat, em Açaí com Jabá
O IAP exibe filmes do diretor paraense Walério Duarte, nesta segunda-feira, dentro da programação do cineclube Alexandrino Moreira e, na terça-feira, em parceria com o Instituto Itaú Cultural, coloca na tela o filme “Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz”, de Joel Pizzini, em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro. Tudo entrada franca, a partir das 19h. 

O curta-metragem “Açaí com Jabá” dirigido de forma coletiva por Alan Rodrigues, Marcos Daibes e Walério Duarte, conta uma história típica e orgulhosamente paraense, onde o açaí é mais do que um mero coadjuvante: é o protagonista. 

A bebida, tão apreciada no Pará graças a seu sabor único e suas conhecidas potencialidades energéticas, ganha um olhar novo, bem humorado, com ares de lenda urbana. No filme tomar açaí é um ritual, um desafio a ser encarado com respeito. Sua cor forte e seu fluir pesado dão o tom de um duelo peculiar, sob o sol escaldante de Belém do meio dia. 

Já o documentário “Camisa de 11 Varas”, produzido em 2010, tem 52 minutos e foi originalmente intitulado “Profissão: Escravo”. O filme refaz a trajetória de 12 homens que foram recrutados em 1974 por um “gato”, para trabalhar em uma fazenda no interior do Pará. 

Esses homens foram escravizados, e para fugir dessa condição enfrentaram uma longa jornada pela selva paraense. Os que conseguiram sobreviver ao caminho de volta recontam sua história que, nesse documentário, é reencenada por jovens moradores da região. 

“Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz”
Dia do Cinema Brasileiro - Parceria com o Instituto Itaú Cultural, traz ao IAP o filme “Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz”, de Joel Pizzini, em comemoração ao Dia do Cinema Brasileiro. O filme integra a mostra Iconoclássicos que vem sendo apresentada no IAP desde março deste ano. 

Comemorado em todo o país neste 5 de novembro, o Dia do Cinema Brasileiro traz ao IAP o filme “Mr.Sganzerla – Os Signos da Luz”, inédito em Belém. Produzido em 2011, o longa tem 90 minutos e foi dirigido por Joel Pizzini, que o intitulou como “filme-ensaio”.

De acordo com sua sinopse, o filme recria o ideário do cineasta Rogério Sganzerla por meio dos signos recorrentes em sua filmografia: Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade. O método de criação, a musicalidade do olhar, o estilo inovador na montagem, o duo com Helena Ignez que revolucionou a mise en scène no cinema, a parceria com Júlio Bressane na produtora Belair e a atitude iconoclasta do diretor atravessam o filme numa linguagem que se contamina com a dicção vertiginosa do artista. 

Narrado em primeira pessoa, a partir de imagens raras e situações encenadas, hoje com personagens-chave de sua obra, “Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz” revela a cosmovisão do autor catarinense, refletindo sobre seu percurso inventivo. 

Camisa  de11 Varas, de Walério Duarte
Iconoclássicos - O Itaú Cultural apresenta ICONOCLÁSSICOS, uma série de filmes sobre artistas brasileiros contemporâneos. A seleção traz documentários sobre o músico e compositor Itamar Assumpção, o artista plástico Nelson Leirner, o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa e o cineasta Rogério Sganzerla. E também uma adaptação do livro Catatau, do poeta Paulo Leminski.

Todos esses criadores são referências importantes no contexto da produção cultural brasileira e suas obras um legado para as novas gerações. A parceria com o Instituto de Artes do Pará, já é antiga em projeções e ações na capital paraense, mais que nesta em especial adquire caráter diferenciado e amplo. A partir de datas comemorativas do calendário artístico nacional, as exibições são seguidas de bate-papo a partir do conteúdo exibido, visando assim identificar e construir uma “radiografia” das expressões abordadas. 

Os filmes trazem material de arquivo, entrevistas, biografias e mostram a postura iconoclasta e visionária desses artistas. Cada uma das produções audiovisuais foi realizada por um diretor de destaque no contexto cinematográfico brasileiro, imprimindo uma qualidade autoral às obras. 

Serviço
Cinema no IAP. “Açaí com Jabá” e “Camisa de 11 Varas” no Cineclube Alexandrino Moreira, nesta segunda-feira, dia 4 de novembro. Na terça-feira, 5, tem comemoração do Dia do Cinema Brasileiro com exibição do filme “Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz”, da série Iconoclássicos, em parceria com o Itaú Cultural. Tudo a partir das 19h, com entrada franca. NoTeatrinho do IAP – Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré. Informações para imprensa: 4006 2918 / 8889 3639.

Nenhum comentário: