11.11.13

Berlinda traz histórias de Belém e de Berlim

Histórias que se cruzam entre Belém e Berlim são contadas no livro “Berlinda – asas para o fim do mundo”, é o romance de estreia do jornalista Ronald Junqueiro. Construído numa linha do tempo que tem como referência o muro de Berlim, antes e depois da queda, em 1989 - por onde passeiam personagens, alguns que desaparecem no decorrer de uma narrativa que vai de 1983 até 2006. O lançamento é nesta segunda-feira, 11, no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, às 18h30

São duas cidades na berlinda, como nas brincadeiras infantis, mas há outros elos entre esses dois cenários no romance. “Quando eu comecei a escrever o livro, o título veio em partes, pois a intenção original era desenvolver uma narrativa que seguisse um roteiro de diário de um viajante, contando casos curiosos que misturassem acontecimentos e pessoas. Então percebi que podia fazer essa travessia imaginária numa veículo que simbolizasse o ir e vir da narrativa. Como? Através da berlinda. Ela foi criada em Berlim e atravessou o tempo até chegar aqui, onde serve de meio para levar a padroeira dos paraenses”, diz o autor, que levou quase um ano para escrever o romance.

O título, Berlinda, remete ao país em que esse tipo de carruagem foi criado, a Alemanha, mais precisamente Berlim, por um artesão genovês e, daí, provavelmente, origina-se a berlinda da Virgem de Nazaré. Mas o autor diz que a berlinda é apenas o elo entre as duas cidades, pois as histórias contadas não têm fundo religioso e fazem um recorte das histórias urbanas dessas duas cidades, onde a ficção mostra personagens anônimos vivendo seus dramas em grandes metrópoles.

“Berlinda – asas para o fim do mundo” é o resultado da Bolsa de Criação Literária com a qual o jornalista foi contemplado, em 2010, pela Fundação Nacional de Arte – Funarte, do Ministério da Cultura. O projeto para escrever o romance ficou entre os cinco selecionados na região Norte e entre 60 projetos de todo o país.

Contra capa do livro
"Eu não contava que o meu projeto fosse escolhido, mas veio em boa hora. O livro, de fato, começou a ser escrito em Berlim entre agosto e novembro de 2010 e finalizado em Belém, em junho de 2011”, conta o autor. A foto da capa é um recorte de muro remanescente, uma lembrança de um período sombrio. Fica no bairro de Prenzelauer Berg, que era do lado de Berlim oriental.

O local onde o parque foi construído ficou conhecido como “faixa da morte”. Além desses remanescentes do muro, outra peça importante dessa época é a “East Side galery, que serviu de tele para grandes artistas do mundo. Depois de Belém, o livro será apresentado em Berlim, em janeiro, pelo Instituto Latino-Americano da Universidade Livre de Berlim.

E há uma novidade: além do livro, o CD que está sendo gravado com parte da trilha musical que foi composta para o romance, pois o final da história é um grande desfile de uma imaginária escola de samba de Berlim, com samba enredo composto em parceria com Pedrinho Cavalléro. Desse projeto participam ainda o Firno Cardoso, Albery Albuquerque e Vital Lima.

Serviço
Evento: lançamento do romance“Berlinda – asas para o fim do mundo”, de Ronald Junqueiro. 288 páginas. Editora: Paka-Tatu Foto da capa: Muro do Mauerpark (2010), de Ronald Junqueiro Design da capa: Sérgio Bastos Dia: 11 de novembro de 2013 –segunda-feira Hora: 18h30 Local: Teatro Estação Gasômetro Endereço: Avenida Magalhães Barata, 830, entre as Travessas 3 de maio e 14 de Abril no bairro São Braz Preço estimando: R$ 45,00 Informações: (91) 8839-4051

Nenhum comentário: