9.11.13

Dois dias percursivos na Praça Batista Campos

Inspirado em uma festa de caboclos que acontecia em Bragança, cidade do interior do Pará, o Tumdumdum, festival de educação, inclusão e música, foi aberto nesta sexta-feira, 08, na Fundação Curro Velho, com a finalidade de aproximar a comunidade aos músicos profissionais, amadores e simpatizantes da área percussiva, através de apresentações e troca de experiências sobre musicalidade. O evento segue até domingo, 10, com programação intensa na Praça Batista Campos.

Fica ligado porque a mostra é extensa mesmo. Pra ter uma ideia, a programação que iniciou nesta sexta-feira, 08, trouxe uma série de aulas-shows, com participação do Trio Manari, e Luiz Cioce, fez demonstrações do padeiro nos ritmos brasileiros; teve vivências percussivas, com o Grupo Árvore Ar, sobre tambor como tecnologia social, com o Coletivo Casa Preta, evolução de timbres e tambores, com o próprio Trio Manari e de tambores de carimbó, com a turma incrível do Espaço Cultural Coisas de Negro, de Icoaraci.

Já aconteceram também Concertos didáticos Bach-Pará, do Grupo de Percussão de Bacharelado BachPará (FCG/UEPA ) e apresentações do – Beatbox Alonso Nugoli (Cronistas da Rua), demonstrando como se faz percussão com a boca e cordas vocais, que também se mostrou como MC Alonso Nugoli (Beatbox), acompanhado por Alexandre Pinheiro, no Sax . 

Na sessão “Sons e sensações: a arte de ouvir”, a troca de experiência foi com o Grupo Rã, “Montagem de grupo de percussão popular”, mais uma vez, com o Trio Manari e Tambores de Carimbó, com o Coisas de Negro, que também mostrou como se faz uma boa roda de tambores e ainda experimentações musicais, com Zé Eduardo Nazário. Neste sábado e domingo, tudo continua, veja no final desse texto, a programação completa. 

“O festival traz uma série de informações relativas à história cultural local, levar as pessoas uma forma educativa de se informarem, além de propor a criação de um espaço socioeducativo onde se valorize a música percussiva”, completa o diretor. Walter Figueiredo fala que o projeto tem todo um contexto histórico, mas acima de tudo visa mostrar a percussão como recurso pedagógico na vida de crianças e jovens.

“A ideia desse trabalho é expressar essa experiência de crianças que começam a entrar nesse meio musical e de que forma essa arte repercute na vida desta criança. Durante as apresentações mostraremos o trabalho interação de adultos e principalmente crianças e jovens através da percussão.”, explica Walter. 

O Tumdumdum é aberto ao público, qualquer pessoa que se interesse por percussão poderá ter acesso ao evento. Segundo Walter a importância do festival é que a música é um instrumento fundamental para inclusão sociocultural e de cidadania. 

“O festival faz uma relação histórica, uma conexão com o passado com o atual, a música será esse meio educacional e agregará várias gerações de artistas”, conta o diretor. A superintendente da Fundação Curro Velho, Dina Oliveira, afirma que o Festival surge a partir dos resultados das oficinas realizadas nos polos do Pro Paz. “Nós tivemos resultados tão interessantes nas oficinas de percussão do ProPaz que nós pensamos em haver uma troca, um intercâmbio entre os grupos profissionais, grupos do interior e essa meninada que são alunos do Pro Paz.” 

Dina Oliveira ressalta que os alunos da percussão aprendem a música e utilizam o instrumento os materiais alternativos. 

“O Tumdumdum é um festival de educação e inclusão que reúne vários parceiros como IAP, ProPaz e Fasepa, é um esforço conjunto. E a música é um gancho fantástico de energia, de criação, de colocar uma energia positiva na sua vida”. 

A realização é do Governo do Estado do Pará por meio da Fundação Curro Velho, PROPAZ, Instituto de Artes do Pará e Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará. Segundo o diretor de extensão da Fundação Curro Velho, Walter Figueiredo o Tumdumdum surge da necessidade de valorização e difusão de músicos e grupos culturais envolvidos no mundo da percussão. 

Programação 
Praça Batista Campos

09 de novembro (sábado)
17h às 22h

MOSTRA MUSICAL

- Espaços Alternativos (tendas no entorno do coreto central)
Roda de Capoeira com o Mestre Bezerra e Grupo Abadá
Grupo de Percussão de Câmara Vale Música – FAM
Grupo de Percussão da Vale – FAM

- Palco principal
Coral de Baquetas - Propaz UFPA 
Tambores Amazônicos - Propaz UFRA.
Bateria do Cabloco Muderno
Orquestra Choro do Pará
Roda de Tambores com Zé Eduardo Nazário

10 de novembro (domingo)
09h00 às 14h00

MOSTRA MUSICAL

- Espaços Alternativos (tendas no entorno do coreto central)
Roda de Capoeira Toque de Mestre
Os Tambores do Conde – Pastoral do Menor de Barcarena-PA
Roda de Tambores da Praça da República
Grupo Regional Estrela do Norte

- Palco principal (Rua dos Tamoios)
Bateria Show - Crias do Curro Velho.
Grupo de Percussão “A magia dos Sentidos” - Instituto Alvares de Azevedo
Tambor Caboclo - Propaz Mangueirão
Grupo de Percussão da Fasepa
Grupo Asas da Percussão - Propaz Mangueirão
Tambor de Crioula - Filhos e Amigos de Cururupu (MA).
Batalhão da Estrela - Arraial do Pavulagem.

Nenhum comentário: