22.11.13

Conexão Dança Curimbó apresenta "Fader"

Depois de imergir na cultura Amazônica, selecionar interpretes e ensaiar com o grupo já definido, o Conexão Dança Curimbó apresenta no Teatro Waldemar Henrique, neste sábado, 23, às 20h, e no domingo, 24, em duas sessões às 18h e 20h, o espetáculo “Fader”.

É a primeira coreografia que integra a montagem final do projeto que será mostrada em 2014. Nesta etapa, a direção coreográfica é da israelense Maya M. Carroll, que está em Belém há quase um mês realizando o trabalho, que traz a fruição dela própria sobre a cultura amazônica, além das vivências de cada um dos interpretes envolvidos. Em cena, performance, teatro, dança se confundem e misturam-se entre sons de tambor e outros vindos do âmago dos artistas. 

Tendo como foco a cultura do curimbó, o projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna 2012 e prevê até 2014, a participação de mais duas coreógrafas, Nina Dipla, que vem da Grécia, mas que hoje reside em Paris, e Minako Seki, uma japonesa radicada em Berlin.

Fader é uma das três partes coreográfica que irão compor a montagem final uma montagem que será apresentada no ano que vem, trazendo olhares amazônicos e estrangeiros. Durante o período em que as coreógrafas estão em Belém, elas passam por imersões no universo cultural da região, sendo levadas pela equipe do projeto a conhecer a região do salgado e as origens do curimbó.

A ideia é que cada um seja guiadas, ainda, pelo olhar de três artistas convidados: Miguel Chikaoka (Fotógrafo), Alexandre Sequeira (Artista Plástico e Fotógrafo) e Edson Santana (Músico). 

Foi assim com Maya, que teve oportunidade de navegar pela região ribeirinha da cidade e participar de uma roda de carimbó, entre outras ações realizadas em prol dessa imersão.

Para compor o elenco de Fader, após a seleção feita em edital, cerca de 30 interpretes participaram do workshop ministrado por Maya M. Carroll, na Escola de Teatro e Dança da UFPA, que selecionou a artista Marina Trindade (Grupo Projeto Vertigem). Também estão nesta coreografia, os integrantes da Cia de Investigação Cênica – Danilo Brachhi (diretor do projeto), Marluce Oliveira, Ícaro Gaya e Milton Aires - e os interpretes convidados Andrea Torres (Utopia Cia/PA), Michele Campos (Cia de Teatro Madalenas/PA), e Patrick Mendes (Grupo Teatro que Roda/GO). A percussão, que não poderia faltar é de Edson Santana.

A iniciativa é da Companhia de Investigação Cênica, que completa cinco anos de atuação na cidade de Belém/PA, acumulando premiações que lhe permitem dar continuidade a um trabalho focado na pesquisa e na experimentação cênica ligada às diversas linguagens artísticas. 

Novidades - O projeto Conexão Dança Curimbó recebeu mais de 60 inscrições, feitas através de edital, aberto para toda região norte.

“Ainda foi tímido o número de inscrições, mas a expectativa é que esse número aumente, porque a repercussão do primeiro workshop de Maya M. Carroll foi muito positiva”, diz Danilo.

“Os intérpretes escolhidos se sentiram contemplados e alguns deles já estão automaticamente selecionados para o Workshop de Nina Dipla, mas acredito que abriremos outra convocatória”, continua o diretor geral do projeto. O objetivo é reverter a defasagem que ainda existe na Região Norte, em relação às novas linguagens em dança contemporânea. “Pretendemos compartilhar e fazer intercâmbio com outros coreógrafos nacionais e internacionais para reforçar isso”, finaliza Danilo.

Sobre a coreógrafa - Maya M. Carroll vive e trabalha em Berlim. Em 2004 ela formou o The Instrument Corpori junto com Roy Carroll. 

O trabalho da coreógrafa apresenta narrativas que evoluem a partir e através do movimento, do detalhamento de imagens e da musicalidade. Maya tem grande interesse na interação entre realidade e fantasia, e na reflexão acerca da radicalidade da condição humana frente à solidão, aos impactos ambientais e às relações interpessoais. 

Nos últimos quatro anos, seu interesse por composição coreográfica instantânea/improvisação vem se desenvolvendo tanto na prática quanto na teoria, tornando-se parte significativa de seu processo de criação e integrando-se a suas coreografias e performances. Outras inspirações para seu trabalho com movimento são o espaço, o som, a ressonância, a imaginação e a poesia. 

Ficha Técnica

Direção Projeto: Danilo Bracchi
Direção de Produção: Tainah Fagundes
Produção: A Trama e Três Cultura Produção Comunicação
Coreografia: Maya M. Carroll
Direção Musical: Roy Carroll
Elenco: Danilo Bracchi / Milton Aires / Icaro Gaya / Marluce Oliveira / Michele Campos / Andrea Torres / Patrick Mendes  / Marina Trindade
Percussão: Edson Santana
Direção de Cena e Luz : Nando lima
Direção Figurino: Anibal Pacha
Vídeo: Ana lobato/ André Mardock / Marcelo Rodriguez
Canção Original: Thales Branches e Roy Carrol, com Lua Negra
Assistente de Sonoplastia: Armando Mendonça
Ensaísta Convidado: Ricardo Risuenho
Olhares: Alexandre Sequeira / Miguel Chikaoka / Edson Santana

Serviço

Conexão Dança Curimbó - Espetáculo Fader.  Apresentação da coreografia montada por Maya Carroll/Israel, nos dias 23 e 24 de novembro, sábado, às 20h, e domingo, 18h e 20h no Teatro Waldemar Henrique. Ingresso: R$ 10,00.  Mais informações: 3088.5858 e 8177.2176.  Patrocínio Prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna 2012.  Apoio: MHEP – Museu Histórico do Estado do Pará, ETDUFPA – Escola de Teatro e Dança da UFPA, Clínica Diogo Bonifácio, Mapinguari Designer, ICA – Instituto da Ciência da Arte – UFPA. Realização: Trama. Produção: Trama e Três – Cultura Produção Comunicação.

Fotos: Marcelo Rodrigues

Nenhum comentário: