21.11.13

Mestre Solano lança CD com convidados especiais

A beirada de rio em Belém do Pará vai receber mais uma grande atração na noite de hoje. Mestre Solano lança o 17º disco, “O Som da Amazônia”, com patrocínio Natura Musical.  O novo álbum será celebrado com um show gratuito no anfiteatro São Pedro Nolasco, da Estação das Docas, quando o músico dividirá o palco com a cantora Aíla, que assina a direção artística deste trabalho, e o violonista Sebastião Tapajós, que assina uma das faixas do disco.

Ele vem de Abaetetuba, no nordeste paraense, distante 60 quilômetros da capital, Belém. Foi comseu talento que ele ultrapassou as fronteiras de seu município e o fez ganhar o mundo com um trabalho híbrido, que traz pitadas de samba, bolero, brega e lambada, misturas de sonoridaded que valorizam ritmos amazônicos e caribenhos.

“Analisando a trajetória do Solano, vimos que faltava um disco de altíssima qualidade, instrumental, que abordasse a estética da guitarrada paraense. E ele se destaca no meio dos ‘guitarreiros’ pela criatividade e pela técnica”, diz Aíla. O mais novo álbum reúne 13 faixas - sete composições inéditas e alguns sucessos dos anos 80.

A estética sonora remete à faceta instrumental da carreira de Mestre Solano, que nunca havia sido tão explorada em um único CD. Em tempos de grande abertura para a música brasileira produzida no Pará, o disco exalta o estilo único de tocar guitarrada, desenvolvido porSolano, sempre com temas musicais pops e virtuosismo nos solos – fatores que encantaram o paulistano Arnaldo Antunes. Ele também fez sua versão de “Ela é Americana”, uma das músicas mais conhecidas de Mestre Solano e regravada por nomes como Dorgival Dantas, Alípio Martins e Aviões do Forró.

“Resolvemos que esse novo CD traria música novas, para mostrar que o talento de Solano vai muito além do hit ‘Ela é Americana’. Trabalhar com o Solano e poder difundir ainda mais a história da música feita no Pará é muito recompensador”, celebra Aíla.

“O Som da Amazônia” passeia pelas ondas sonoras do bolero, brega e guitarrada paraense, que se misturam à paisagem musical do Caribe e da Guiana Francesa. A faixa que abre o disco, homônima, traduz o desejo de apresentar ao mundo esse universo particular que é habitat natural do músico. Solano quis levar um pouco da região a todos que ouvirem a canção, em qualquer canto do Brasil, em qualquer lugar do planeta.

Já ‘Rei Solano’ é um presente de amigo - faixa inédita composta pelo músico santareno Sebastião Tapajós em homenagem ao guitarreiro, companheiro de longa data. Sebastião vem da música clássica, e se encantou pela maneira com que MestreSolano toca guitarrada, com técnica e expressividade.

Em seguida vem ‘Brinquedo de Miriti’, outra canção inédita, que reverencia a terra natal de Solano, conhecida no Brasil como a “capital do Miriti” – a fibra do buritizeiro, muito utilizada no artesanato local. É dela que nascem homens, barquinhos e bichos multicores, que encantam crianças e adultos.

Outro destaque do álbum é “As Belezas do Marajó’, que festeja a amizade entre Solano e o macapaense Manoel Cordeiro, um dos precursores da lambada, com mais de 40 anos de trajetória. “Samba do Artista” encerra a viagem musical com bom humor. A canção é uma espécie de ‘jingle’ da banda: “Para fazer a sua festa animada/ o conjunto do Solano é uma parada”. Uma boa amostra de que, do alto de seus 72 anos, Mestre Solano não perde tempo com falsa modéstia.

No encarte do álbum, Solano surge imponente dentro de uma camisa multicolorida, com seus anéis, pulseira e medalhões dourados, empunhando uma Gibson. Às suas costas, uma enorme faixa de areia pontuada por coqueiros encontra águas barrentas comuns aos rios da Amazônia. 

Só então sabemos que não, não estamos no Caribe, mas em Cuipiranga, no município de Barcarena. Lugar tranquilo, de brisa afável, onde Solano passeia sempre, toca violão e curte a família em um sítio.

O projeto desse novo álbum é idealizado pelo selo de produção 11:11 Arte, Cultura e Projetos e foi selecionado pelo primeiro edital do programa Natura Musical dedicado exclusivamente à cena paraense. “O trabalho de Mestre Solano vai ao encontro de alguns objetivos do Natura Musical. Trata-se de um dos artistas mais importantes do Pará, precursor de estilos importantes como a Guitarrada e um dos representantes da música de raiz da região”, explica a gerente de apoios e patrocínios da Natura, Fernanda Paiva.

Serviço

Show de lançamento do CD ‘Som da Amazônia’, de Mestre Solano. Local: anfiteatro São Pedro Nolasco - Estação das Docas. Horário: 20h. Participações de Sebastião Tapajós e Aíla. Entrada gratuita. Mais informações:  www.mestresolano.com

Nenhum comentário: