"Vieira – O Céu na Terra" une Teatro, Música, Instalação Multimédia e Conferências em torno da vida e obra de Padre António Vieira, interligando artistas e entidades de Portugal, Guiné Bissau e Brasil. A instalação multimídia já está aberta à visitação e a conferência será realizada hoje, às 17h30. O espetáculo fica em cartaz nos dias 27 e 28 de março, às 20 horas, no Teatro Universitário Cláudio Barradas (TUCB), em uma realização da companhia de teatro portuguesa Éter - Produção Cultura, em parceria com a Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) e Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A temporada do projeto em Belém teve início com a abertura, no dia 23, da instalação multimídia, que está aberta à visitação até o dia 28, com entrada franca. Intitulada O Sal da Terra, ela convida o público a interagir com sons e imagens de etnias guineenses e de índios da Amazónia, bem como elementos da natureza dos 2 países. A relação entre instrumentos musicais e padrões utilizados em artesanato constituem materiais estéticos desta instalação; movimentos e ações de indivíduos em linguagem influenciam imagens ou sons em tempo real.
Já a conferência, que aborda o tema Vieira e o Quinto Império será realizada nesta quarta-feira, 25, abordando a tradição messiânica portuguesa desenhada na década de 1650, durante a estadia de padre António Vieira no Maranhão e no Grão-Pará.
Com a Europa em estado de decadência religiosa (cisão Reforma/Contra Reforma), Vieira considerava que a salvação do mundo se encontrava na conversão dos milhões de índios e negros (América e África), como que perfazendo uma tenaz de pureza evangélica que abafaria a corrupção e o vício dominantes na Europa, sob a égide do exemplo de Cristo, instauraria uma época de paz.
O espetáculo - A história de Padre Vieira, em Lisboa, na corte de D. João IV, e no Brasil, entre colonos ou índios do sertão, revela um homem de plurais atividades - missionário, diplomata, político, orador, profeta, escritor, nacionalista.
O espetáculo "Vieira – O Céu na Terra" evidencia a atividade profética de Padre António Vieira e a sua intransigente defesa das profecias do Bandarra e do Quinto Império.
Com o ideal de união entre todos os povos num reino cristão de justiça, amor e abundância ele mantinha a atividade de pregador, como o mais insigne orador português, bem como o seu afã de justiça social, corroborado na denúncia contra o tratamento dos escravos, tratados como animais de carga, exigindo dos donos das canavieiras de açúcar um tratamento humano para os negros; na denúncia contra a exploração e escravização dos índios do Brasil promovida abundantemente pelos colonos brancos, e a sua defesa do judeu e cristão-novo. Esta última atividade tornou-o suspeito da Inquisição, tendo sido preso e condenado por este Tribunal.
Numa adaptação que contempla as realidades portuguesa, africana e brasileira, o projeto será apresentado em Belém e na Guiné-Bissau, relacionando artistas e instituições dos 3 países, o espetáculo reúne atores e músicos portugueses, guineenses e brasileiros e contará com a participação de estudantes de teatro da ETDUFPA e com atores e músicos d'Os Fidalgos, na Guiné-Bissau.
Nas diferentes cenas, as personagens, a música e as imagens revelam momentos da vida de Padre António Vieira, integrando cenas passadas em Belém do Pará e em Cacheu (antigo porto africano de transporte de escravos para o Brasil).
Serviço
Os ingressos para o espetáculo teatral será R$20,00 (com meia entrada para estudantes). Mais informações pelo celular (91) 99601.0745 (Magda Bull - produtora). Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na rua Jerônimo Pimentel, 546 (esquina com D. Romualdo de Seixas) no bairro Umarizal, em Belém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário