3.3.15

Rafael Lima lança o novo e 1º CD gravado no Brasil

O lançamento, anotem, será só no dia 27 de março, mas haverá pré-lançamentos, nesta quarta-feira, 4, às 22h30, no Espaço Cultural Boiúna, e nos dias 20 e 22, em um show no Teatro Waldemar Henrique. O CD tem distribuição em todo o Brasil, pelas Editoras Cultura e Saraiva e Fnac. Rafael Lima também fará lançamento, em abril, na capital paulista, nos dias 2 e 3,  na «Marcenaria do Som»,  Jacarei’.

«Nomade» é o sexto disco Rafael Lima, mas é o primeiro que ele grava no Brasil, contando com a colaboração de amigos e parceiros, que ao longo desses quase 30 anos de carreira, têm colaborado e acompanhado o músico e compositor, como  os baixistas Mgcalibre, Priamo Brandao, Adelbert Carneiro e Mauro Martins, colaborador também de Phil Collins. Residindo atualmente no eixo Alemanha-Suíça, o baixista é quem tem tocado ao lado de Rafa, desde 2003. 

A gravação do CD conta com as participação de músicos como Luís Pardal (violino zeta), Marcos Cardoso (saxs), Thel Silva (trompete), Mauricio Brito (trombone),  Lenilson Albuquerque (teclados), Ricardo Aquino (vibrafone), Arythanan (percussao), Eduardo Costa e Eduardo Penna (bateria), Itailan Pinheiro (flautas), alem de Ze Macedo, um percussionista, que na maioria dos casos inventa seus proprios instrumentos, como por exemplo suas famosas 'latas', em que  consegue tirar sons de agua, e outros sons que lembram a mata.

As 12 canções são ineditas, de autoria de Rafael, que assina letra e musica, à exceção de «Mestiça», cuja letra é de Juçara Abe, filha do compositor, e que tem participação especialíssima no disco, cantando essa faixa  com o pai. Ela ainda canta «...Se essa rua... », com sua voz na região aguda, contrapondo-se ao baixo de Mauro Martins, e dividindo ainda os vocais de «Cantilena», com Rafael. Em «Voo do Cantador»’ que e’ um poema  de Antonio Juracy Siqueira, musicado por Rafael em homenagem ao cantor Rui Baldez, e ‘Verde maravilha’  que e’ de autoria de Albery Albuquerque.

«Nomade» sai pelo selo Na Music. Gravado no estúdio de «Na Figueredo», o CD  traz o som da mata,   na música 'Manauara' , o grito do povo da floresta devastada do sul do Pará, como na música "Sonho cabano". Há também a singeleza da canção "Cantilena", narrando a cabanagem, entre outras.

O CD tem ainda músicas como a singela ‘Ferina’, terceira faixa do disco, uma canção de amor onde os efeitos do percussionista Ze Macedo se contrapoem ao violoncelo junto com a voz de Rafael e o piano. Em «Não basta dizer não!», gravada na Suíça, onde apenas Rafael Lima e o baterista/produtor Stanley Maumary fazem todos os lances, simulando vozes e percussoes de indios, ao violão executado por Rafael

Em ‘Voo do cantador’, numa homenagem ao cantor Rui Baldez, todas as vozes são cantadas por Rafael, que brinca com uma voz agudíssima lembrando uma ‘lavadeira’ na beira do igarapé, ao mesmo tempo que sustenta uma outra voz bem grave sempre na mesma tonalidade, se contrapondo ao canto agudo de Baldez que ‘…partiu Baldez, partiu nada, só fez que foi mas não foi…’, como diz o poema de Antonio Juracy.

‘Verde Maravilha’ é um clássico do repertório de Albery Albuquerque, que Rafael cantava no ‘Sol do Meio Dia’ (seu primeira banda, ao lado de Mini-Paulo, Odorico, Magro, Ze Macedo), e que nunca foi gravada. O violão e o ‘Uirapuru’ são do próprio Albery, que ainda dá uma canjinha no vocalise final.

"Andares, como o próprio nome sugere são as andanças de Rafael pelo mundo afora; letra que foi feita a partir do som dos quatro primeiros acordes do violão: os fonemas  foram colocados a partir do som de alguns acordes propositadamente tocados com as cordas soltas, digamos assim" explica Rafael, que ao final ainda acrescentou o poema do poeta russo contemporâneo Gennady Aigui.  "…mais nítido que o coração de qualquer árvore única".

O disco já está à venda nas Lojas ‘Na Figueredo’ (Gentil e Esta¢ao das Docas),  Espaço Cultural Boiuna (Bar do Mario/Pariquis entre Pe. Eutíquio e Apinagés), e  no Restaurante «O Alquimista».

Serviço
Pré-lançamento nesta quarta, 4, a partir das 22h30, no Espaço Cultural Boiuna (Bar do Mario) – Rua dos Pariquis entre Pe. Eutiquio e Apinagés. Nos dias 20 e 22, Rafael Lima faz show no Teatro Waldemar Henrique, como parte da programa¢ao de lançamento do «Nomade». Lançamento dia 27 de março, a partir das 2030h, no Alquimista, na Conselheiro com Serzede-lo. Em abril, o lançamento será em São Paulo, dias 2 e 3 e 3, na «Marcenaria do Som»,  em Jacarei’.

Nenhum comentário: