3.5.16

Alfemim estreia "O Deus da Fortuna" em Belém

Com texto de Márcio Marciano, criado em processo colaborativo com os atores do grupo Alfenim, “O Deus da Fortuna” estreia nesta terça-feira, 3 de maio, abrindo a circulação do Alfenim, Coletivo Teatro da Paraíba, no Pará. O espetáculo fica em cartaz hoje e amanhã (4), às 20h, no Teatro Waldemar Henrique, onde também será encenado "Quebra_QUilos", na quinta-feira (5), no mesmo horário. Tudo com entrada franca.  A “Mostra de Teatro Alfenim”, que já passou por São Luís, no Maranhão, se estende à Castanhal para mais uma apresentação e realização de oficina, para depois seguir à cidade de Teresina, no Piauí.

O Deus da Fortuna é uma parábola em chave cômica que utiliza como ponto de partida um argumento de Bertolt Brecht, retirado de seus diários de trabalho. 

O espetáculo do Coletivo Alfenim é sobre o Capital em seu estágio global de volatilização. Narra a história de um proprietário de terras na longínqua China Imperial, o Senhor Wang, que afundado em dívidas em virtude da crise da produção do arroz e da seda, manda erguer um altar em honra de Zao Gong Ming, o Deus da Fortuna, com a intenção de se salvar da falência. Porém as oferendas são inúteis e o proprietário vê-se obrigado a vender a própria filha a seu credor, como forma de amortização da dívida. 

Em meio aos rituais do matrimônio, o Deus surge à sua frente e lhe desvenda o futuro, com a condição de que seja erguido o grande Templo da Fortuna. O proprietário deixará as formas primitivas de acumulação do capital para dedicar-se à especulação e aprenderá “como o ouro se transforma em pura aparência”. 

Em tempos de crise sistemática do capitalismo, cuja lógica é a de se alimentar de trabalho não pago e da promessa fictícia de que o capital especulativo promoverá a felicidade futura, comprometendo não apenas as gerações de hoje como também as gerações vindouras, o Coletivo de Teatro Alfenim experimenta a comédia com o propósito de desmascarar a maquinaria teatral utilizada para escamotear a lógica do capital especulativo e seus derivativos “metafisicantes”. 

Quebra-Quilos é o próximo  da mostra no Pará

Depois de mostrar O Deus da Fortuna, o Alfemin ainda exibe em Belém, no Teatro Waldemar Henrique, às 20h, o espetáculo Quebra-Quilos, que marca a origem do Coletivo Alfenim, estreando em 2008. O espetáculo também estará em cartaz na sexta-feira, 6 de maio, às 18h, na FUNCAST, em Castanhal. 

Quebra-Quilos está em circulação ininterrupta e já passou por várias cidades do Nordeste e algumas capitais do país como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.  Durante esse período participou de importantes Festivais como o Festival do Teatro Nacional do Recife e a Mostra Latino-americana de Teatro de São Paulo.

Narra a história de duas mulheres que, em 1874, são expulsas do campo e procuram abrigo numa vila do sertão paraibano, em meio a rumores de que os quebra-quilos, sediciosos que lutam contra a implantação do sistema métrico decimal preparam-se para invadir a feira da localidade e promover a revolta. Mãe e filha tornam-se testemunhas e vítimas da violência das autoridades locais contra os matutos revoltosos.

Oficina e espetáculo em Castanhal

Além de levar a montagem para Castanhal, no dia 6 de maio, o grupo ainda ministra no município uma oficina de exercícios de improvisação com base em cenas modelares de obra de Shakespeare, Brecht e Heiner Müller, introduzindo os fundamentos do método dialético para o desenvolvimento de uma prática dramatúrgica do ator em cena, pautada pelo princípio da contradição. 

Serão estudados os Fundamentos do Método Dialético, Conceito de “ação transversa”: dialética entre “ação interna” e “ação física”, Relação entre personagem e ator-narrador e Dramaturgia da ação e dramaturgia da narração.

A oficina em Castanhal será realizada na FUNCAST, das 9h às 13h, mesmo local da apresentação do espetáculo, às 18h, encerrando a circulação do grupo pelo Pará.  As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: teatroalfenim@gmail.com ou entregue na Funcast. São apenas 15 vagas.

Serviço
Mostra de Teatro Alfenim. Nesta terça-feira, 3, e quarta-feira, 4, com o espetáculo “O Deus da Forntuna”, às 20h, e na quinta-feira, 5, será encenado “Quebra-Quilos”, às 20h, no Teatro Waldemar Henrique – Praça da República. Entrada franca. E na sexta-feira, 6 de maio, às 18h, na FUNCAST, em Castanhal. O grupo Alfenim ministra também no município uma oficina, com inscrições gratuitas. Solicite e envie a ficha de inscrição para o email: teatroalfenim@gmail.com ou pegue e entregue na FUNCAST, em Castanhal - Rua Senador Lemos, 749 - Centro. Fone: (91) 98878-9350. 

Nenhum comentário: