29.5.16

Lucas Imbiriba faz shows e lança o novo álbum

Fotos: Samdy Mendes
Indo do rock ao popular e o ao erudito, o violonista apresenta ao público seu novo disco, “Mudança de Planos” (Change of Plans), com um show em  Belém, nesta terça-feira, 31,  a partir das 20h, no Teatro Margarida Schivasappa, do Centur (Fundação Cultural do Pará). Depois, ele segue para mais duas apresentações, em Ananindeua e Castanhal. Na capital paraense, a apresentação terá participação da Sam Band da Escola de Música da UFPA (EMUFPA). 

“Change of Plans” foi gravado em Montpellier, na França, e Munique, na Alemanha, com mixagem feita em Belém. Passeando entre o erudito e o popular, o show será uma síntese do álbum e também da sua carreira, com ritmos dançantes, como groove, sertanejo, reggae, funk e rock. A nova fase na vida do músico está mais diversificada em ritmos, sem deixar de lado o virtuosismo técnico para pensar as composições. No repertório, estão suas canções autorais como “All Love”, “Partido Novo”, “Mulher da minha vida”, “Dona Chuca”, “Chove o Céu”, “Sexta-Feira” e “Som Festa Luzes”.

“Como eu sempre estive envolvido na música erudita e, através da música brasileira, também com o jazz, esse show certamente reflete uma trajetória musical onde todos os estilos se misturam. O processo criativo para os arranjos é sempre inspirado elementos diversos de cada estilo. Como contaremos com uma big band, um quarteto de cordas e uma banda de rock, cada seção do grupo traz o seu brilho sonoro para o conjunto total”, diz o cantor, compositor e instrumentista.

Com uma habilidade singular para tocar violão, o músico paraense Lucas Imbiriba dedicou 12 longos ao estudo do instrumento na Europa, entre Espanha e Alemanha, com as principais referências no violão clássico e flamenco como Zoran Dukic, Alex Garrobe e os irmãos Cañizares. Mesmo tendo percorrido vários países pelo Velho Continente, e já com uma sólida rede de contatos por lá, o artista sentiu que deveria voltar.

“O disco reflete o desejo que tinha de voltar ao Brasil. Eu morei 12 anos fora, sendo que 7 foram na Alemanha. Ainda que minha vida profissional fosse muito boa e a infraestrutura e qualidade material de vida seja muito boa por lá, o clima frio e a distância da minha família fizeram com que eu voltasse pra cá. A canção Change of Plans, que dá o título do álbum, descreve muito bem tudo isso”, explica Lucas Imbiriba.

O artista concluiu seu Mestrado em Música (Masterklass Diplom) na Musikhochschule Nuernberg-Augsburg, e o Master of Arts no Mozarteum, Áustria. Na Europa ganhou dezenas de prêmios em concursos internacionais de música. Tocou nas mais prestigiosas Salas de Concerto da Europa, como o L’Auditori, de Barcelona, o Solitair Mozarteum, de Salzburgo e a Filarmônica de Moscou. 

Lucas Imbiriba também apresentou-se em Salas e Teatros de Brasil, Espanha, Alemanha, Áustria, Portugal, Itália, França, Grécia, Suíça, Suécia, Finlândia, Trinidad &Tobago, Rússia e Estados Unidos da América. Lucas deu uma pausa em sua carreira de músico erudito para dar seguimento a um trabalho como compositor e intérprete de suas canções pop. Vivendo o circuito dos concertos eruditos, Lucas Imbiriba decidiu se aventurar, indo além de uma carreira já consolidada no mundo da música clássica. Atualmente, é professor da Escola de Música da Universidade Federal do Pará.

Serviço
Show do CD Mudança de Planos (Change of plans), de Lucas Imbiriba​. Dia 31 de maio (terça-feira), às 20h, no Teatro Margarida Schivasappa. Ingressos: R$10,00 (inteira), R$5,00 (meia entrada). Venda de ingressos: - Lojas Ná Figueiredo (Av. Gentil Bittencourt e Estação das Docas) a partir de 24/05; - Bilheteria do Teatro Margarida Schivasappa no dia do evento, a partir das 9h. Informações: (91) 98708-5889.

Nenhum comentário: