17.5.16

Definidos atores para oficina com Jurij Alschitzem

O Espaço Oficina Assim divulgou nesta segunda-feira (16) os nomes dos selecionados para a oficina "O Individual e o Coletivo", que será ministrada pelo teatrólogo russo Jurij Alschitz, com colaboração da Diretora Maria Thais Santos, de 27 de junho a 01 de julho. No dia 30 de junho haverá palestra aberta, a partir das 18h, no Teatro Universitário Claudio Barradas, em Belém.

Para participar da oficina os participantes devem ler “O Jardim das Cerejeiras” de Anton Tchecov, “O Teatro sem Diretor”, do próprio Jurij e um monólogo de livre escolha. Foram selecionados os atores e atrizes Ana Marcelino, Astrea Lucena Rodrigues, Camila Góes, Carlos Eduardo Santoro de Souza, Henrique da Paz, Josianne Dias, Karinne Ribeiro, Leonel Ferreira, Luan Alex Weyl,  Márcia Lima, Marluce Cristina Araújo Silva, Marta Ferreira, Marton Maués,  Monalisa Santos da Paz, Nani Tavares, Renan Coelho, Romana Melo, Suani Trindade Corrêa, Vandiléia Foro e Zê Charone.

Jurij Alschitz falará sobre a sua ideia do “teatro sem diretor”, que não significa exatamente que não se tenha um profissional do teatro nessa função, mas que a criação coletiva possa ser priorizada em um grupo cênico.  “O tema geral deste trabalho nasceu da percepção de que todos nós vivemos diferentes teatros. E isso se tornou o principal problema na nossa realidade teatral, a arte que quase nada tem em comum com outras. Não temos uma casa comum, nos esquecemos de como construí-la e vivermos juntos nela”, diz o diretor.

Além disso, o diretor e pedagogo teatral diz que a oficina é uma forma de refletir sobre o teatro na contemporaneidade e suas particularidades, como por exemplo, questionar qual a diferença entre projetos cênicos elaborados conjuntamente por uma trupe de artistas daqueles em que os atores são selecionados para compor um projeto específico, que não necessariamente colaboraram para sua concepção.

Jurij Alschitz possui carreira internacional tanto como diretor quanto como formador de atores. Sua origem nas artes cênicas se deu pela renomada escola GITIS, de Moscou. É fundador, ao lado de Anatoli Vassiliev, da Escola de Arte Dramática, também em Moscou, e já coordenou a European Association for Theater Culture, que integra centros de formação teatral na Alemanha, França, Itália e Escandinávia. 

Também é autor de vários livros voltados para a arte do ator, entre os quais The Vertical of the Role (A Vertical do Papel, Ed. Perspectiva, 2014) e é diretor convidado de grupos internacionais, trabalhando na Europa, Hollywood e Ásia. 

Realizou pesquisa, patrocinada pela Unesco, para a criação do Laboratório e Biblioteca de Treinamento Mundial de Teatro que mapeou os principais diretores do mundo e suas metodologias, durante dois anos. 

No Brasil, já participou de diversos cursos e palestra e da montagem da peça Eclipse, baseada em contos de Anton Tchecov, com o Grupo Galpão, de Minas Gerais.

Serviço
Oficina O Individual e o Coletivo com Jurij Alschitz, com colaboração da diretora Maria Thais Santos. De 27 de junho a 1º de julho. Palestra/Encontro com Jurij Alschitz, no dia 30 de junho, às 18h, no Teatro Universitário Cláudio Barradas - Rua Jerônimo Pimentel, 546 (esquina com D.Romualdo de Seixas). A programação é parte do projeto “Assim em Cena”, aprovado pela Lei municipal de incentivo a cultura Tó Teixeira. Apoio cultural: Universidade Federal do Pará (UFPA), através da Escola de Teatro e Dança, Teatro Universitário Claudio Barradas, e Fundação Cultural do Pará (FCP).

Nenhum comentário: