1.3.17

Cedric Myton no especial do Rototom Rádio Reggae

O jamaicano Cedric Myton, líder da The Congos, uma das lendas do reggae,  está de volta à Amazônia. Para registrar sua passagem por Belém, o Rototom Rádio Reggae - programa da Rádio Cultura do Pará - traz neste sábado, 4 de março, uma apresentação da banda no festival Rototom Sunsplash de 2016.  O programa vai ao ar às 18h e já será um esquenta para o show ao vivo, a partir das 20h, no Parque dos Igarapés, dentro do "reggae reunion", como parte de sua turnê nacional.

Por Fabrício Rocha

Durante o espetáculo Rototom Sunsplash, gravado na Espanha, em 2016, você confere Watty Burnett, Kenroy Fyffe & Ashanti Roy, ao lado de Cedric Myton tocando faixas de todos os disco da banda, incluindo o clássico álbum 'Heart of the Congos' do final da década de 70, que surgiu em parceria com  Lee "Scratch" Perry. Além de uma performance de palco impressionante para senhores do alto dos seus 70 anos fazendo harmonização vocal como se ainda estivem nos anos 60.
  
Cedric Myton nasceu na pequena Ilha da Jamaica. Aos dezesseis anos de idade gravou a primeira canção com o grupo The Tartans, "Dance All Night" onde chegou ao número um nas paradas da música Jamaicana. Em 1975 Cedric e Lincoln Thompson formaram o grupo Royal Rasses, com "Humanity" e o posterior single com o mesmo nome, ainda é relembrado como uma das mais consagradas canções da história da música jamaicana. Um ano depois formou um dos grupos Roots mais aclamados de todos os tempos - The Congos.

Tinham na formação original Cedric Myton, Watty Burnett Lindberg "Preps" Lewis e Roydel Johnson. Um ano depois, Roydell Johnson deixou o grupo. "Congo Ashanti", segundo disco do grupo, foi promovido extensivamente na Europa pela gravadora CBS (Francesa). 

The Congos e Toots & The Maytals apareceram juntos no filme "Image Of Àfrica". Nesse mesmo ano sairia o terceiro registo do grupo, alusivo ao filme. "Face The Music" saiu em 1981, um dos projeto mais sólidos do grupo depois de "Heart Of The Congos", bem harmonizado, bem tocado. É também um clássico. .

Ao longo da segunda metade da década de oitenta e ainda hoje, The Congos reside e atua regularmente nos Estados Unidos. "Natty Dread Rise Again" pela RAS Records, marcou o regresso do grupo depois de quinze anos afastados dos estúdios. Nesse mesmo ano a gravadora britânica, Blood & Fire, brindou os fãs do The Congos de todo o mundo, com o relançamento em dois CD's, de "Heart Of The Congos", acrescido dos bônus, "Row Fisherman Row" e "Congoman", versões 12’ single, cedidas pela Island Records e duas versões Dub.

Dois anos depois surgiu "Reggae Revival" para a VP Records, um projeto que marcou uma nova etapa na longa história da banda. Foram (re)lançados em compact disc pelo mesmo selo a maior parte do catálogo do grupo. 

Logo depois foi lançado o primeiro registro ao vivo com a A-Team band, e este ano "Lion Treasure", uma coletânea da longa jornada deste grupo musical jamaicano. Paralelamente, Cedric Myton trabalhou ao longo destes anos com os grupos English Beat, General Public e os conhecidos Fine Young Cannibals.

Serviço
Programa Rototom Rádio Reggae apresenta o show da banda The Congos no festival Rototom Sunsplash, gravado na Espanha, em 2016. Sábado, 04 de Março de 2017, Rádio Cultura do Pará - 93,7Mhz, 18h

Saiba mais:

https://www.youtube.com/watch?v=B0DO19D9ENM
The Congos "Youth Man"- Rototom Sunsplash 2012

https://www.youtube.com/watch?v=zymS2DtA9fg
Cedric Myton "Congo" at Garance Reggae Festival 2014

https://www.youtube.com/watch?v=YlD7FcuP6hQ
Kingston All Stars - Cedric talks about the 1st Tartans Recording Session

https://www.youtube.com/watch?v=T3BMkdizBgI
ROD ANTON & CEDRIC MYTON - COME TOGETHER (Official Music Video)

https://www.youtube.com/watch?v=kQRHBoq3Xp4
Novo Dia - Ponto de Equilíbrio part. The Congos

2 comentários:

Fabricio Rocha disse...

Que coisa! Beijo, Lu!

Holofote Virtual disse...

:)