5.8.19

Aliança Francesa comemora meio século em Belém

Av. Champs Elyseés, ao fundo o Arco do
Triufo, Paris. Foto de Bruno Pellerin.
Os 50 anos de fundação da Aliança Francesa em Belém serão festejados nesta quinta-feira, 8, a partir das 19h, com inauguração de uma nova unidade, abertura de exposição e recital para piano e clarinete, no salão cultural da instituição. 

Para levar o visitante às belezas da capital da França, passando pela arquitetura, a moda e os ares da “Cidade Luz”, a exposição “Paris, entre linhas e traços” apresenta fotografias feitas entre 1988 e 2004 pelo mais paraense dos fotógrafos franceses, Bruno Pellerin, sob ângulos poucos usuais, não turísticos. 

São registros que mostram modelos de marcas de alta costura internacionalmente conhecidas - como Chanel, Yves Saint Laurent - e também de monumentos símbolos da cidade: a Torre Eiffel e a pirâmide do Museu do Louvre.

O pianista paraense Ariel Lima, estudante da École Normale de Musique de Paris, vai executar obras do compositor francês Francis Poulenc (1899-1963), em colaboração com o clarinetista João Marcos Matos. Ariel iniciou seus estudos na França com o professor Guigla Katsarava, e obteve um feito: o Diplôme Supérieur d’enseignement à unanimidade e com as felicitações do Júri, a menção mais alta da instituição. João Marcos cursa o 3º ano de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) e participou de diversos Master Classes com os professores Juan José Pardo (Espanha), Anat Kolodny (Israel), Abby Raymond (USA) e Marcos Cohen (Brasil) dentre outros.

Basilique du Sacré-Cœur, foto de Bruno Pellerin
Café Encontre - Como parte da nova ambientação da Aliança, que recebeu reforma em sua estrutura física e decorativa, também será inaugurado o “Café Encontre”, em parceria com o Armazém 25 - Padaria e Folhateria, com uma opção diferenciada de menu aos alunos e aos visitantes da instituição. O nome é uma homenagem ao membro do conselho diretor André Encontre, ex-diretor da AF, responsável pela aquisição do prédio, com uma charmosa arquitetura, onde até hoje a sede está situada, na Travessa Rui Barbosa, bairro de Batista Campos.

Theatro da Paz - Dando continuidade às celebrações de 50 anos, no dia 17 de setembro, a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) realiza concerto com a regência do maestro Miguel Campos Neto e participação especial do compositor francês Pierre Thilloy e do percussionista Frédéric Macarez. Este evento é uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com apoio da Embaixada da França e Imerys.

Programação - 50 anos - Aliança Francesa de Belém

Exposição "Paris, entre linhas e traços", de Bruno Pellerin
Recital com Ariel Lima (piano) e João Marcos Matos (clarinete) - obras de Francis Poulenc
Inauguração do Café Encontre - Armazém 25

Data: 08/08/2019
Hora: a partir das 19h
Local: Aliança Francesa de Belém (Tv. Rui Barbosa, 1851, entre rua dos Mundurucus e avenida Conselheiro Furtado - Batista Campos)

Entrada gratuita!
Informações: (91) 3224-3998/3198.
WhatsApp (91) 98433-8252

(com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: