12.8.19

Fotoativa: 1º Sarau da Memória pelos seus 35 anos

O encontro de personagens importantes que direta ou transversalmente contribuíram com a história da Fotoativa. Esta é a proposta da primeira edição dos Saraus da Memória, que será realizada no próximo dia 14 de agosto, às 19h, data em que a associação comemora oficialmente seus 35 anos. 

A ideia é que cada convidado traga suas memórias vivas contribuindo com a projeção de um conjunto de imagens extraídas do acervo fotográfico da Associação. 

"O tema da memória é muito caro não somente para remontar a história da Fotoativa, que nasce em 1984 no contexto de redemocratização do país, mas também como uma reflexão sobre os dias de hoje, sobretudo neste momento que há uma tentativa de destruir as histórias, os fatos, e de distorcer a realidade, então é muito importante que isso venha com testemunhos vivos não somente a partir de relatos distantes e interpretações, as pessoas têm que fazer esse exercício coletivo de manter a memória viva e ativa”, diz Miguel Chikaoka, que deu origem a toda esta história.

Em cada encontro, um conjunto de fotografias de diferentes épocas e fases da Associação será projetado como dispositivo para despertar as memórias dos convidados e do público sobre determinados contextos, experiências, afetos e as possíveis reflexões que surgirem. 

A realização do projeto surge a partir de experiências semelhantes vivenciadas em saraus realizados pela SDDH - Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, coordenados pela jornalista Érika Morhy. Nesta primeira edição do projeto na Fotoativa, "a proposta é centrar em momentos-chave dos encontros iniciais que deram origem à Fotoativa, bem como aos movimentos culturais e políticos em ação naquela época", comenta Camila Fialho, atual presidente da associação. 

A proposta dos encontros busca construir um ambiente informal no formato de rodas de conversa. Na mesa principal, as presenças confirmadas são de Ana Catarina, Januário Guedes, Jeanne Marie e Vasco Cavalcante, e na mediação dessa conversa estarão Miguel Chikaoka e Camila Fialho, coordenadores do projeto. A ideia é que o público presente também participe desse diálogo.

Os convidados da 1ª edição

Ana Catarina: Uma das fundadoras do Fotoficina, grupo criado pelos participantes da Oficina de Iniciação à Fotografia ministrada por Miguel Chikaoka na Escola de Arte Ajir, integrou a equipe de coordenação da Oficina de Fotografia Experimental realizada na Escola Padre Leandro Pinheiro, e atuou em projetos educativos da Filmoteca do Pará.

Januário Guedes: Ativista cultural, foi coordenador da Filmoteca do Pará e integrou o grupo Fotoficina.

Jeanne Marie: Fundadora do grupo Ajir, educadora, ativista cultural, mentora da primeira Oficina de fotografia ministrada por Miguel Chikaoka em Belém, integrou o júri Fotopará – I Mostra Paraense de Fotografia, realizado pelo Grupo Fotoficina, em 1982.   

Vasco Cavalcante: Foi um dos fundadores do grupo de poesia alternativa Fundo de Gaveta, que se manteve na ativa entre os anos 1981 e 1983. Poeta participou da  Coletiva de Literatura promovida pela Secretaria de Estado da Cultura do Pará.

Serviço
A Associação Fotoatva fica na Praça das Mercês, 19, bairro da Campina - Centro histórico de Belém.

(Holofote Virtual com informações envidas pela Associação Fotoativa)

Nenhum comentário: