24.8.19

Vozes de Zélia e Paes Loureiro na Pan Amazônica

Foto: Joyce Cursino/Divulgação
Aberta ontem (23), no Hangar, em Belém, a programação da 23ª Feira Pan Amazônica do Livro, neste domingo, 25, é voltada às Vozes dos Homenageados, o poeta João de Jesus Paes Loureiro e a professora Zélia Amador de Deus,  que participam do Encontro Literário, às 20h, na Arena Multivozes. 

A 23ª Feira Pan Amazônica do Livro tem uma programação extensa, que vai até o dia até 1º de setembro, tendo visitação de 10h às 21h, com entrada franca. Instalada em uma área de mais de 4 mil metros quadrados, traz 207 stands e atividades pautadas na valorização da produção literária regional e paraense, que ganha destaque com a cessão de um estande para a Academia Paraense de Letras e outro para os Escritores Paraenses, reunindo obras produzidas em diversos municípios do Estado, e onde há lançamentos de livros, recitais de poesia, além da comercialização das publicações.

Há também um Espaço Geek destinado a 21 quadrinhistas, ilustradores e artistas visuais independentes que expõem e comercializam produtos. O aporte do Credlivro - que este ano beneficiará 19 mil profissionais da educação ligados à SEDUC, com mais de 3 milhões de reais em bônus - também está garantido, consolidando a política pública de valorização do acesso ao conhecimento que cruza as fronteiras do saber, dentro e fora das salas de aula. Neste domingo, 25, além do encontro com duas vozes homenageadas e expoentes do cenário literário, acadêmico e do ativismo social paraense, outras atividades convidam o público a sair de casa para mergulhar em um universo de cultura e literatura. 

Foto: Divulgação
Pela manhã, às 10h30, tem exibição dos curtas “Trilogia da Turma da Pororoca”, na Arena Multivozes. No mesmo horário, na Arena Walcyr Monteiro, o público poderá assistir ao espetáculo teatral “Cada qual em seu barril”, da Cia dos Notáveis Clowns. Em seguida, às 11h30, a feira abre espaço para a programação infantil, com a contação “História dos livros e suas histórias”, que será feita por Yandra Galuppo.

A Arena Multivozes também terá, neste domingo, o Sarau Encharcado, com Renato Gusmão (14h); a conferência “Imagens urbana na poesia de Paes Loureiro”, com Silvio Holanda (15h); a mesa redonda “Paes Loureiro, pensador da Amazônia (poesia e ensaísmo), da qual participam Relivaldo Pinho e Luís Heleno Montoril Del Castilo, com mediação de Carlos Dias (16h); e a conferência “Negritude e ativismo no Pará”, com Flávia Ribeiro (18h).

A programação segue na Arena Walcyr Monteiro, com dois espetáculos teatrais: “Projeto escrevendo a nossa história”, parceria da Imprensa Oficial do Estado (IOE) com o Centro de Estudos e Memória da Juventude (Cemja), às 16h; e “Vozes da criação”, que será apresentado pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Técnico de Nível Médio e Artes São Lucas, às 17h. O encerramento deste primeiro dia será com show do Arraial do Pavulagem, na área externa do Hangar, às 21h. 

Programação

Domingo - 25/08

10h30 –  Exibição dos curtas: "Trilogia da Turma da Pororoca"

14h –  Sarau Encharcado - Renato Gusmão (PA)

15h – Conferência: "Imagens urbanas na poesia de Paes Loureiro" - Silvio Holanda (PA) 

16h – Mesa Redonda - Paes Loureiro, Pensador da  Amazônia (Poesia e Ensaísmo) - Relivaldo Pinho (PA) e Luís Heleno Montoril Del Castilo (PA). Mediação: Carlos Dias (PA)

17h – Alma e resistência: tributo a Zélia Amador de Deus - Performance Juliana Mapemba/PA, Carlos Vera Cruz/PA e Preto Michel/PA.

18h – Conferência: "Negritude e Ativismo no Pará" - Flávia Ribeiro (PA)                                                  
19h – Mesa Redonda - Ato-Luta-Voz de Zélia Amador de Deus, a Herdeira de Ananse - Joana Carmen (PA) e Ceci Bandeira (PA) 

20h – Encontro Literário - João de Jesus Paes Loureiro (PA) e Zélia Amador  (PA).
Mediação: Paulo Maués Corrêa (PA)

Arena Walcyr Monteiro

10h30 – Espetáculo Teatral: “Cada qual em seu barril” (Cia dos Notáveis Clowns)
11h30 – Contação de História: "História dos livros e suas histórias" (Yandra Galuppo)
15h – Espetáculo Teatral: “Curupira” (In Bust - Teatro de Bonecos)
16h – Espetáculo Teatral: "Projeto Escrevendo a Nossa História" (CEMJA / IOE)
17h – Espetáculo Teatral: "Vozes da criação" - EEETMA São Lucas (Castanhal/SEDUC)
18h – Contação de História: "O homem da árvore na cabeça" (Zezé Caxiado)
19h – Espetáculo Teatral: A vida que sempre morre, que se perde em que se perca  (Grupo Gruta)

Arena externa
21h – Arraial do Pavulagem 

Serviço
A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes é uma ação do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), que segue até 1º de setembro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. Para saber a programação completa, acesse: http://bit.ly/2ZiaKBt

Nenhum comentário: