8.8.19

Batista: leitura dramática na Casa da Linguagem

O monólogo traz os traços da vida e do legado ideológico do Cônego Batista Campos, mentor de uma das maiores revoluções populares da América Latina, a Cabanagem. A leitura dramática será acompanhada por música, nesta sexta-feira, 9, às 19h, na Casa da Linguagem. 

O ator-leitor que conduzirá o público pelos intensos caminhos do revolucionário amazônida é Stéfano Paixão. O autor do texto, Carlos Correia Santos, estará presente apresentado uma trilha musical ao som de violino, além da percussão e violão de Dailton Helder. 

Escrita em 2008 por Correia especialmente para o ator Stéfano Paixão, o texto teatral Batista foi vencedor do Prêmio IAP de Edições Culturais, 2008, na categoria Dramaturgia e foi editado em livro pelo Instituto de Artes do Pará e pela Giostri Editora/SP (edições diferentes). A leitura dramática desta quinta marca o início do processo de montagem que deverá trazer o espetáculo para os palcos até 2020, com direção de Paulo Santana.

A apresentação faz parte do projeto Teatro da Palavra, que já apresentou lituras dramatizadas de Édipo, Antígona e também das obras de Maria Lúcia Medeiros, Max Martins, Paes Loureiro e Dalcídio Jurandir, entre outros, coordenado por Alexandre Rosendo. 

Serviço
Leitura Dramática Musicada do texto dramatúrgico Batista, de Carlos Correia Santos. Com Stéfano Paixão (narração e efeitos), Carlos Correia Santos (violino e efeitos) e Dailton Helder (violão e efeitos). Projeto Teatro da Palavra. Casa da Linguagem. Dia 09 de agosto às 19h. Entrada franca.

Nenhum comentário: