5.8.19

Oficina aborda os “Caminhos Poéticos da Escrita”

A escritora Mayara La-Roque
Foto: Débora Flor.
A sala Clarice Lispector, da Livraria Fox Belém, recebe a oficina Caminhos Poéticos da Escrita, ministrada por Mayara La-Rocque, nesta quinta (8) e sexta (9). A seguir a escritora fala um pouco sobre o curso. Veja também como se inscrever.

Diferente de outros cursos e oficinas ministrados pela escritora, este tem por base as publicações de Mayara La-Rocque: "Atravessa a tua viagem" (2016) e "Uma luminária pensa no céu" (2017), em que a autora revela seus processos de criações e lança provocações como forma do participante investigar sua própria poética e chegar ao lugar de sua escrita.

Mayara explica que “cada oficina é única e diferente. Eu vou alterando muito na intuição, pela turma, pelas ideias que vão surgindo”. Com caráter de experimentação, esboço e rascunho, o intuito é provocar/pesquisar o lugar afetivo e poético de cada escritor e escritora como um processo de criação de si mesmo, em consonância com as dinâmicas e vivências trocadas em grupo.

Nossa escrita é nossa morada e cada qual sabe o caminho para se chegar até ela. Para tanto, é preciso sentir o caminhar, fruir de cada passo, experimentar os sentidos da paisagem que se abre em todo percurso criativo.

"... Quanto maior a procura de nossa morada,
mais recôndita é a arqueologia da alma,
mais grave o silêncio que
se abre em caminhos."
 

A escritora é formada em Letras com habilitação em língua francesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Colaborou com a revista literária KamikASES, participou da Antologia Literária do III prêmio PROEX da UFPA e, em 2015, ganhou a 4ª edição do mesmo prêmio, na categoria contos. 

Em 2016, produziu o livro artesanal “Atravessa a tua viagem” e, em 2017, publicou a plaquete literária “Uma luminária pensa no céu”, pela Edições do Escriba. Em 2018, participou do curta-metragem do projeto “Literatura por Elas”, produzido pela Fundação Cultural do Pará. Atualmente, ministra cursos voltados para criação e produção literária.

“Em Caminhos Poéticos da Escrita, no formato de minicurso, partilho algumas das metáforas e vias pelas quais percorri e ainda percorro em minha trajetória com a Palavra. Tendo como bússola meus dois trabalhos publicados, além de leituras de obras poéticas de autoras como Hilda Hilst, Wislawa Szymborska, Orides Fontela, entre outras, pretendo dar passagem à provocações, lampejos, inspirações e possíveis veredas para que cada participante encontre os disparos de sua própria poética e descubra o lugar de sua escrita”, finaliza.

Serviço
Oficina “Caminhos Poéticos da Escrita”, com Mayara La-Rocque
Onde: Fox Belém – Travessa Dr. Moraes, 584
Público: a partir de 16 anos
Período: 08 e 09 de agosto
Horário: 18h às 21h
Carga horária: 6 horas
Inscrições: R$ 70,00
Informações: 98010 1771(WhatsApp) ou na Fox: 4008-0007

(Holofote Virtual com informações da assessoria de imprensa de Mayara La-Rocque)

Nenhum comentário: