9.8.19

"O Conto das Duas Ilhas" está de volta em cartaz

Fotos: Alexandre Yuri
Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, a montagem do Projeto Camapu  estará em cartaz nos dias 10, às 20h, e 11 de agosto, às 11h, no Teatro Waldemar Henrique. Ingressos já à venda na bilheteria do teatro. O valor arrecadado será investido em "Flor de Jambo", o novo espetáculo previsto para estrear em dezembro.

Tecida por fios de sonho e caminhos de esperança, "O Conto das Duas Ilhas" é baseada no texto homônimo de San Rodrigues e traz para o palco uma narrativa sensível sobre o trabalho de manipulação de marionetes e sobre a delicada teia de afetos que constitui o movimento da vida.

O espetáculo traz Horácio e Marília, que vivem uma jornada de encontros e desencontros em uma ilha. Horácio é um navegante que deixa sua ilha para se aventurar pelo infinito, uma partida para encontrar a si e ao outro. A trilha sonora, assinada por Renato Torres, impulsiona a dimensão dramática das cenas, que misturam marionetismo e animação em stop motion, encantando crianças e adultos com a força e o simbolismo das imagens criadas no palco. 

“Adicionamos mais uma forma animada à peça. Era preciso um elemento pacificador na cena em que Horácio é reencontrado pelo seu criador. A cena do reencontro sempre nos pareceu muito tensa e não dava tempo para preparar o coração do espectador para o que se segue. A adição de um delicado elemento nessa cena tornou-a ainda mais poética e significativa. O Conto, apesar de dirigido ao público infantil, apresenta ambientes psicológicos muito densos. É um universo fantástico, surreal e ao mesmo tempo colorido e inventivo”, comenta San Rodrigues, diretor do espetáculo e um dos fundadores do Projeto Camapu, ao lado da companheira de cena Nina Brito.

Desde sua estréia, os retornos do público contribuíram para a lapidação do espetáculo em aprendizados presentes na cena, na constituição do texto, na sincronia dos movimentos dos títeres, no corpo das marionetes. 

“Quanto mais apresentamos, mais afinado conseguimos deixá-lo. O Conto ainda não chegou à quantidade de apresentações dos outros espetáculos do Projeto Camapu, mas a cada uma delas percebemos como melhorar e  o que ajustar para melhorar, com os  erros e acertos temos aprendido muito”, avalia Nina, que divide a cena  e a construção do espetáculo na manipulação de Marília, a títere cheia de vida que parte para salvar seu grande amigo Horácio.

O Conto das Duas Ilhas é o primeiro espetáculo concebido na esteira do projeto Planeta Iluminado, em 2017, uma experiência de imersão para mostrar ao público a ideia fundamental do Camapu: luz sobre a vida, mesmo em ambientes hostis. O nome foi inspirado no lugar de origem do Camapu, o Jardim Sideral e suas recorrentes presenças no noticiário policial. 

Quando se instalaram no local, Nina e San construíram um ateliê e o teatro Roc-Roc, onde fazem sessões de todas as montagens que criam, iluminando os olhares sobre a percepção do lugar. Assim, após o espetáculo, o grupo conversa com o público que pode conferir não apenas a cena, mas a essência do projeto de vida e de arte que conduzem as teias de afeto da vida dos criadores e de seus títeres. E agora há um novo sonho. 

Serviço
O Conto das Duas Ilhas - Apresentações no Teatro Waldemar Henrique (Av. Presidente Vargas nº 645). Sábado, dia 10, às 20h e domingo, 11 de agosto às 11h. Ingressos antecipados a R$ 10,00, a partir de quarta (7), das 15h às 18h, na bilheteria do teatro. Vendas disponíveis no cartão de crédito e débito. Para mais informações 98114 7149 ou 98153 0190.

Ficha técnica
Dramaturgia: San Rodrigues
Marionetistas: San Rodrigues e Nina Brito
Construção de Marionetes: San Rodrigues
Cenografia: Nina Brito
Iluminação Cênica: Marckson de Moraes
Trilha Sonora Original: Renato Torres (Gravada, mixada e
masterizada por Renato Torres no Guamundo Home Studio, Belém-
PA)
Canções: Marília, Além e O Primeiro Veleiro (San Rodrigues)
Vozes dos Marionetes: Renato Torres (Carapirá), San Rodrigues
(Horácio) e Nina Brito(Marília)
Assistente de Atelier: Glaucia de Jesus
Adereços de cena (Sol e Lua): Luciana do Carmo
Confecção de Figurino: Anne Moraes
Equipe de Captura e Animação (Stop Motion): San Rodrigues,
Nina Brito, Marckson de Moraes e Gabriel Angelo
Edição de Vídeos e Imagens: Alexandre Yuri
Assessoria de Imprensa: Yorranna Oliveira
Produção: Patrícia Ventura
Direção Geral: San Rodrigues e Nina Brito

Nenhum comentário: