24.8.19

Iniciação à fotografia com inscrições até domingo

Miguel Chikaoka
Foto: Alberto Bitar
Oficinas na Kamara Kó Galeria, com Miguel Chikaoka. “Revelação de Filmes Preto e Branco” está em curso e terá atividades até dia 26 de agosto, com práticas de campo e laboratório. Já a oficina “De Olhos Vendados”, de iniciação à fotografia. Inscrições vão até domingo, 25, pelo link: http://bit.ly/oficina_inscreva-se.

“De Olhos Vendados” introduz conhecimentos básicos sobre o processo fotográfico desde a pré-história até os dias atuais através da abordagem do que constitui a gênese do processo fotográfico e estimular o exercício do pensamento crítico-criativo sobre o “fazer fotográfico” e suas possibilidades. Miguel Chikaoka experimenta processos que transitam entre imagens, objetos, instalações e performances, além de atividades que envolvem a construção e uso de dispositivos de visualização e captura de imagens, jogos e exercícios sensoriais, práticas de campo e rodas de conversa. 

As inscrições até este domingo, ainda não define quem irá preencher as vagas, que são limitadas. Haverá entrevistas com aqueles que preencherem o formulário. Os que forem chamados participarão de encontros às segundas e terças, das 19h às 21h30, com atividades complementares a serem combinadas, como saídas para vivências e práticas de campo, laboratório, consultas e orientações presenciais ou on line, até dia 30 de outubro. 

Aplicando um metodologia pioneira no ensino da fotografia, Miguel Chikaoka vai além da técnica e conhecimentos teóricos, para construir discussões coletivas acerca da imagem. Há mais de 3 décadas ministrando cursos, workshops e palestras, participa de  diversos eventos e instituições no Brasil e exterior. Em 2012, recebeu o Prêmio Brasil de Fotografia e a Comenda da Ordem do Mérito Cultural por sua contribuição à cultura brasileira. Em 2015 foi contemplado com o Prêmio Marcantonio Vilaça pela Fundação Nacional da Arte do Ministério da Cultura do Brasil.

Natural de Registro-SP, Chikaoka chegou na capital paraense e logo se envolveu com a cidade e fotografou inúmeras manifestações culturais e políticas. Em 1984 idealizou e criou a Associação Fotoativa. E em 1991, surge a Agencia Kamara Kó Fotografias, uma parceria com a galerista Makiko Akao que está sendo fortalecida. “Revelação de Filmes Preto e Brancos” e “De Olhos Vendados” são as primeiras oficinas a serem realizadas, este ano, como projeto piloto para 2020.

Serviço
Oficina “De Olhos Vendados”. Inscrições até dia 25 de agosto, pelo site  www.kamarakogaleria.om.br. Aulas entre 10 de setembro e 30 de outubro, na Kamara Kó Galeria - Travessa Frutuoso Guimarães, 611, bairro Campina. Apenas 12 vagas. Mais informações pelo e-mail kamarakogaleria@gmail.com ou pelo WhatsApp 91 99983-3185.

Nenhum comentário: