30.8.19

Teatro do SESI com várias atrações até domingo

A Ira de Narciso, com apresentação dia 31
Iniciou ontem (29) e encerra neste domingo, 1º de setembro, a Semana SESI de Teatro, que traz programação especial, com apresentação de espetáculos oficina, exposição e lançamento de livro, além de palestras sobre produção e gestão cultural.

Oportunidade de intercâmbio entre os artistas e técnicos, a programação contempla  grupos de teatro do Pará, com longa trajetória de atuação, como o Grupo Experiência, o Grupo de Teatro Palha e o grupo In Bust Teatro com Bonecos, além de artistas paraenses como Adriano Barroso, Leonel Ferreira, Jef Cecim, Anibal Pacha. Os grupos com trajetória de atuação mais recente também participam, como a Cia Paraense de Potoqueiros e Projeto Camapu. 

"Estamos trazendo, ainda, uma peça nacional, A Ira de Narciso, um espetáculo para a nossa reflexão, emoção, assim como todos os outros que estão compondo a mostra”, avalia a coordenadora do Teatro do SESI, Ana Cláudia Moraes.

A semana iniciou nesta quinta-feira, 29, com a oficina “Improvisos Dramatúrgicos”, do premiado dramaturgo paulista Victor Nóvoa, e segue até o dia 1o de setembro. Coordenador do curso de Artes Cênicas, na Universidade Nove de Julho, Victor iniciou sua carreira no palco da Universidade de São Paulo, onde fez sua graduação. Seus textos já foram encenados por diretores de renome no cenário teatral brasileiro: Rogério Tarifa, Domingos Montagner (já falecido), Vinícius Torres Machado e Gabriella Argento. E a noite contou com a exposição sobre o Grupo Experiência e a apresentação de Ver de Ver-o-Peso.

De sexta a domingo várias atrações

"O Homem sem títulos" encerra programação domigo, 1º
Ontem também houve a primeira palestra “Os Desafios da Gestão e Produção Cultural: Economia da Cultura e a importância do investimento em Cultura’, com Antenor José de Oliveira Neto, gestor da Divisão de Cultura e Arte da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), que volta a falar hoje (31) à tarde (17h30), sobre “Os Desafios da Gestão e Produção Cultural: Empreendedorismo Cultural e A Cultura como transformação social”. Em seguida, serão apresentados o Teatro Lambe Lambe “A lenda da Matinta Pereira”, com Jef Cecim (19h30) e o Espetáculo Honorata, do Grupo de Teatro Palha (20h30).

No sábado (31), será a vez do Espetáculo Curupira, do Grupo In Bust Teatro com Bonecos (17h). E às 18h, haverá o lançamento do livro “Pequenas histórias para pequenos grandes mundos de uma Meninagem Arteira - exercícios e experimentações para o teatro de animação”, de Aníbal Pacha. Logo em seguida, será encenado o Monólogo das Mãos, com o ator Adriano Barroso, e à noite encerra com o Espetáculo "A Ira de Narciso" – Gilberto Gawronski (RJ), às 20h30.

O monólogo do dramaturgo uruguaio Sergio Blanco, que também é o personagem, fala da permanência dele na cidade de Ljubljana, na Eslovênia, onde é convidado a dar uma palestra sobre o famoso mito de Narciso. Instalado em uma luxuosa suíte de hotel, ele aproveita o tempo livre para fazer amizades em um site de paqueras. É num deles que conhece um jovem esloveno com quem tem um encontro e, sem querer, acaba envolvido em um jogo de interrogações pelos quatro dias seguintes.

A programação da Semana SESI de Teatro se encerra no dia 1º de setembro, às 11h, com o Espetáculo infantil O jardim de Alice – Projeto Camapu, o monólogo Um Homem Sem Títulos, com Leonel Ferreira e, às 18h, e logo em seguida, às 19h, será apresentado o espetáculo Eternamente Rainhas, da Cia. Paraense de Potoqueiros.

Serviço
Semana SESI de Teatro, de 29 de agosto a 1º de setembro, no Teatro do SESI. Ingressos e inscrições pelo site teatro: https://www.sesipa.org.br/ (clicar no banner da Semana SESI de Teatro). Mais informações pelo telefone: 3366-0965 – 0967.

Nenhum comentário: