19.5.23

Francelino Mesquita abre exposição de esculturas

Francelino Mesquita
Fotos: Leila Prado
O artista vem resignificando a utilização das matérias primas da natureza e alertando sobre a preservação do meio ambiente e sua sustentabilidade. É sobre isso a exposição que ele abre na próxima quinta-feira, 25 de maio, às 18h30, no Espaço Cultural do Banco da Amazônia. 

“Natureza, Arte e Sustentabilidade” reúne 32 esculturas inéditas criadas com tala, bucha do miriti, cuia pitinga e raiz do mututi, elementos que fazem parte da pesquisa de Francelino Mesquita, artista que tem como objetivo destacar os patrimônios imateriais que a região amazônica possui fixados no imaginário popular. A proposta foi selecionada pelo Edital de Patrocínio do Banco da Amazônia, que também oferece o espaço no qual as esculturas estão expostas.

Segundo o artista, os materiais usados na produção das esculturas se conectam à Região Amazônica: “[...] Ao artesanato produzido no Estado do Pará, como os brinquedos de miriti, que são produzidos principalmente no município de Abaetetuba; os artesanatos nas cuias, que vem do município de Santarém; as nossas pipas e rabiolas, que são produzidas com a tala do jupati, e os animais amazônicos, como o tatu, tartaruga, jacaré e outros, produzidos com a raiz do mututi.” 

Para ele, este uso: “apresenta ao público sua utilização com uma ressignificação para as artes visuais, através das esculturas contemporâneas onde as mesmas são peças únicas (inéditas), ao contrário do artesanato. Sendo que o público fará uma reflexão poética e contextual observando e contemplando cada obra.”

A proposta surgiu em apresentar algo novo na sua produção artística, na relação entre ‘Natureza, Arte e Sustentabilidade’, nome dado para a exposição. Francelino também destaca que as esculturas foram produzidas: “sem nenhuma aplicação de produtos industrializados, como verniz, tintas e outros”, sendo feitas inteiramente de matérias-primas da Floresta Amazônica. 

O artista conclui que o principal eixo norteador é o de trazer questionamentos sobre as questões que permeiam a região: “[O público é] posto em tensão com questões profundas e atuais, dos impactos humanos ao meio ambiente a partir da leveza material e sutileza estética dos materiais naturais ameaçados pelo antropoceno”.

Trazendo acessibilidade, há textos em Braille e liberdade de tocar nas obras. A exposição conta com rampas de acesso para cadeirantes, audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), além de 20 faixas de tecido preto disponíveis para visitantes com visão, para experienciar as esculturas pelo tato.

Francelino Moraes Mesquita tem uma carreira que soma mais de 20 anos. Formado em Técnico em Edificações, pela antiga ETFPA (atual IFPA), teve a primeira experiência com exposição em 1999 por meio do projeto “Cobra Criada”, da então Fundação Curro Velho, na qual venceu na categoria Linguagem Plástica.  Desde então, Francelino formou-se também em Técnico em Cenografia na Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). 

Sua produção artística é voltada a escultura e estruturas que evocam sentidos e significados amazônicos, característica fundamental em sua trajetória, e que lhe trouxe inúmeros prêmios e seleções em editais artísticos como o Pesquisa, Experimentação e Criação Artística em 2008 do antigo Instituto de Artes do Pará (IAP),  a partir de pesquisa do uso dos materiais do miritizeiro.

Serviço

Exposição ‘Natureza, Arte e Sustentabilidade’ por Francelino Mesquita

Período e horário de visitação: 25 de maio até dia 06 de Julho, de 9h às 17h. Entrada gratuita. 

Vernissage: 25 de maio, às 18:30h com coquetel e presença do artista. 

Local: Espaço Cultural Banco da Amazônia, na Avenida Presidente Vargas, nº 800, Bairro da Campina em Belém (PA). 

Classificação livre e acessível para todos os públicos. 

(Holofote Virtual, com informações da assessoria de imprensa)

Nenhum comentário: