10.5.23

"No Vazio do Ar" está selecionado em dois festivais

Filme da paraense Priscilla Brasil será exibido em dois festivais neste mês de junho, na "Mostra Ecofalante" (competição latino- americana) e 46a Guarnicê de Cinema (competição nacional de longas). O filme mostra a precariedade da aviação na região amazônica.

Discutindo gênero, memória e finitude, um drama intenso, “No Vazio do Ar” une a história familiar da cineasta ao fim do aeroporto Brigadeiro Protásio, fechado definitivamente no dia 31 de dezembro de 2021, a partir do termo de convênio firmado entre a Infraero e o Governo do Estado do Pará. No local, está sendo construído o Parque da Cidade.

No filme, a cineasta acompanha a trajetória de uma piloto iniciante que sofre imensamente com o preconceito de contratantes e colegas. O filme também trata da finitude das construções humanas e do esvaziamento de memórias pessoais e coletivas. 

"A seleção de 'No Vazio do Ar' para a Mostra Ecofalante e para o 46a Guarnicê de Cinema é uma grande honra para mim. São dois festivais muito importantes e longevos que têm como intenção expandir a visão que o Brasil tem sobre a região norte, criando espaço para cineastas amazônicos", diz Priscilla Brasil. 

O festival "Mostra Ecofalante" é um dos mais importantes eventos de cinema do país dedicados à temática ambiental. Já o Guarnicê de Cinema é um dos festivais de cinema mais antigos do Brasil e está em sua 46a edição, sendo um dos mais importantes do Nordeste. A seleção de "No Vazio do Ar" traz reconhecimento ao trabalho audiovisual nortista. A seleção também é uma oportunidade para que mais pessoas possam ver uma Amazônia menos estereotipada nas telas.

Guarnicê híbrido em São Luís e Ecoelefante em SP

A 12ª Mostra Ecofalante de Cinema divulgou esta semana (8) a lista de filmes selecionados. Dos mais de 500 inscritos para esta edição, 33 filmes, entre longas e curtas-metragens, produzidos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru, estarão na competição. Além da competição Latino-Americana, também a competição para curta, no Concurso Curta Ecofalante.

Já o festival Guarnicê, anunciou na semana passada a lista com as 70 obras audiovisuais que estarão em sua mostra competitiva, de 9 a 16 de junho. Vindos de 11 estados do país, além do Maranhão, os filmes serão exibidos em formato híbrido, com exibições presenciais em São Luís e virtuais por meio da plataforma e aplicativo CineGuarnicê.

Nenhum comentário: